Contribuições da teoria das operações enunciativas para a sala de aula: um estudo do substantivo
Data
2022-02-14
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo contribuir com os estudos da área de ensino no que concerne a uma prática pedagógica mais dinâmica e reflexiva direcionada ao trabalho com a Língua Portuguesa, mais especificamente ao ensino da classe dos substantivos. Para isso, dialogamos com a perspectiva da Teoria das Operações Enunciativas sobre o processo enunciativo de construção da significação de unidades lexicais. Com o intuito de apresentar uma primeira análise de próprio punho sobre o que vem a ser a identidade semântica de uma dada unidade linguística e, assim, propor uma reflexão sobre o ensino de língua para os educadores, voltamo-nos para o estudo dos empregos do substantivo MÃO. Neste estudo, buscamos destacar algumas das regularidades específicas a esta unidade linguística a partir da análise de enunciados em que ela foi empregada, segundo a perspectiva enunciativa supracitada.