Anotações sobre o bolsonarismo periférico e o (neo) pentecostalismo: religião e política na Zona Sul de São Paulo

View/ Open
Date
2021-12-15Author
Arruda, Cristiano Xavier Ferreira de [UNIFESP]
Advisor
Prieto, Gustavo Francisco Teixeira [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de especializaçãoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Notes on peripheral bolsonarism and Neo-Pentecostalism: religion and politic in the South Zone of São PauloAbstract
As informações que serão apresentadas a seguir fazem parte de um estudo feito sobre o bolsonarismo periférico e seus desdobramentos nas igrejas, tendo como ponto de partida igrejas localizadas na Zona Sul da capital paulista. Faço uma análise da relação das igrejas evangélicas partindo do pressuposto de que, com o crescimento do movimento evangélico no Brasil, inúmeras igrejas evangélicas foram abertas, sobretudo nas periferias do país. Como a pesquisa tem como foco igrejas periféricas, não foram feitos apontamentos específicos sobre igrejas evangélicas de classe média, a não ser quando da necessidade de se fazer uma comparação com igrejas da periferia. Percorre-se a discussão apresentando também as atividades que são desenvolvidas dentro e fora das igrejas como é o caso dos Congressos e de projetos, como é o caso do projeto Cristolândia. Em seguida faço questionamentos sobre o porquê de a igreja evangélica ter tomado um rumo que não aquele que eu passei a conhecer ainda quando criança, o que despertou em mim uma decepção muito grande. Os objetivos é tentar entender essa guinada evangélica. Outro ponto que está em discussão é a ida em massa de evangélicos para a política, sendo que tal inserção no meio político não era bem-vista pelos evangélicos. Por último entra em discussão a moral e os costumes como formas de se encaixar os evangélicos dentro de um modelo que destoe do restante da população que não se considera evangélica. The information that will be presented below is part of a study carried out on peripheral Bolsonarism and its consequences in the churches, having as a starting point churches located in the South Zone of the capital of São Paulo. I analyze the relationship of evangelical churches based on the assumption that, with the growth of the evangelical movement in Brazil, countless evangelical churches were opened, especially in the periphery of the country. As the research focuses on peripheral churches, no specific notes were made about middle-class evangelical churches, except when it was necessary to make a comparison with churches on the periphery. The discussion is also presented, presenting the activities that are developed inside and outside the churches, such as the Congresses and projects, such as the Cristolândia project. Then I ask questions about why the evangelical church has taken a path other than the one I came to know when I was a child, which aroused a great disappointment in me. The objectives are to try to understand this evangelical turn. Another point that is under discussion is the mass departure of evangelicals into politics, and such insertion in the political environment was not welcomed by evangelicals. Finally, morals and customs are discussed as ways of fitting evangelicals into a model that differs from the rest of the population that does not consider itself evangelical.