• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Administração
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Administração
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Marketing verde como nova orientação mercadológica: a percepção dos gestores de empresas de cosméticos sustentáveis

Thumbnail
View/Open
Mayara Santos.pdf (366.1Kb)
Date
2022-02-17
Author
Santos, Mayara Pinheiro dos [UNIFESP]
Advisor
Andreolli, Taís Pasquotto [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Green marketing as a new market orientation: the perception of managers of sustainable cosmetics companies
Abstract
O mercado atual demanda das organizações uma nova orientação mercadológica, capaz de alinhar o desenvolvimento econômico à responsabilização social e Ambiental. Nesse contexto, desponta-se o marketing verde, capaz de promover essa adaptação sustentável aliada à viabilidade financeira do negócio. À luz do exposto, o trabalho teve como objetivo analisar como as micro e pequenas empresas de cosméticos sustentáveis do estado de São Paulo empregam (ou não) o marketing verde como nova orientação mercadológica. Mais especificamente, buscou-se identificar como essas empresas percebem essa nova orientação mercadológica e como desenvolvem os atributos do marketing verde, frente a uma apreciação crítica, tanto em termos de principais desafios quanto de mais importantes vantagens nesta trajetória. Para tanto, a revisão da literatura discute a temática de marketing verde, junto à conceituação, evolução, estratégias de aplicação e desafios inerentes, especialmente em relação ao mercado de cosméticos sustentáveis. Como procedimento metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a realização de cinco entrevistas semiestruturadas junto a gestores de micro e pequenas empresas de cosméticos sustentáveis do estado de São Paulo. Como resultado, foi possível identificar a busca das empresas por essa nova orientação mercadológica, identificada como real oportunidade de mercado, com a implementação dos atributos do marketing verde, processo impulsionado (prioritariamente) a partir de um pensamento ideológico. Apesar disso, ainda existem barreiras que dificultam o equilíbrio entre as perspectivas ética e financeira do negócio, das quais se destacam a necessidade de certificação, o alto custo de insumos produtivos, a produção em pequena escala e a influência da prática de greenwashing na desconfiança geral do consumidor.
 
The current market demands from organizations a new market orientation, capable of aligning economic development with social and environmental responsibility. In this context, green marketing emerges, capable of promoting this sustainable adaptation combined with the financial viability of the business. Considering the above, the objective of this work was to analyze how micro and small sustainable cosmetics companies in the state of São Paulo employ (or not) green marketing as a new market orientation. More specifically, we sought to identify how these companies perceive this new market orientation and how they develop the attributes of green marketing, in the face of a critical appraisal, both in terms of the main challenges and the most important advantages in this trajectory. Therefore, the literature review discusses the theme of green marketing, along with the conceptualization, evolution, application strategies and inherent challenges, especially in relation to the sustainable cosmetics market. As a methodological procedure, a qualitative approach was adopted, with five semi-structured interviews with managers of micro and small sustainable cosmetics companies in the state of São Paulo. As a result, it was possible to identify the companies' search for this new market orientation, identified as a real market opportunity, with the implementation of the attributes of green marketing, a process driven (primarily) from an ideological thought. Despite this, there are still barriers that make it difficult to balance the ethical and financial perspectives of the business, among which the need for certification, the high cost of productive inputs, small-scale production and the influence of the practice of greenwashing on general consumer distrust.
 
Citation
SANTOS, Mayara Pinheiro dos. Marketing verde como nova orientação mercadológica: a percepção dos gestores de empresas de cosméticos sustentáveis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.
Keywords
Marketing verde
Nova orientação mercadológica
Sustentabilidade
Cosmético sustentável
Pesquisa qualitativa
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63211
Collections
  • Administração [176]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV