Análise da resposta imune ZIKA-específica após imunização utilizando vacinas de DNA e proteínas recombinantes do envelope do vírus

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Rezende, Thaís [UNIFESP]
Orientadores
Rosa, Daniela Santoro [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus pertencente à família Flaviviridae cujo genoma codifica uma poliproteína que é clivada em três proteínas estruturais: capsídeo (C), precursor de membrana (prM) e envelope (E). A proteína E é responsável pela ligação e fusão com a membrana da célula hospedeira pode ser dividida em três domínios estruturais e funcionais: domínio central (EDI), domínio II (EDII) e domínio III (EDIII). A proteína E é alvo de anticorpos neutralizantes e por esse motivo, vem sendo avaliada como potente candidato vacinal. Até o momento não há vacina disponível, e a infecção causada pelo ZIKV, bem como as possíveis complicações clínicas associadas salientam a necessidade de uma vacina eficaz. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo produzir vacinas de DNA que codificam a proteína do envelope (E) do ZIKV e seus domínios (EDI/II e EDIII) separadamente, assim como as respectivas proteínas recombinantes, a fim de avaliar sua imunogenicidade em ensaios pré-clínicos. Inicialmente, comparamos diferentes formulações de adjuvantes quanto à capacidade de induzir anticorpos específicos e neutralizantes após imunização com as proteínas recombinantes. Observamos que as imunizações com as proteínas recombinantes, principalmente EZIKV e EDIIIZIKV, assistidas pelo adjuvante AddaVax induziram resposta humoral de elevada magnitude e com maior capacidade de neutralização. Em seguida, realizamos experimentos com estratégias de imunização conhecida como indução e reforço homóloga e heteróloga. A análise comparativa mostrou que a estratégia homóloga para as proteínas recombinantes assistida pelo AddaVax induziu títulos de anticorpos mais altos e maior porcentagem de neutralização. Entretanto, a análise da resposta celular mostrou que a estratégia de indução e reforço homóloga com as vacinas de DNA induziu o maior número de células produtoras de IFN-. Em resumo, a estratégia homóloga de proteína demonstrou ser a mais eficaz. Assim, com os resultados deste trabalho esperamos contribuir com o desenvolvimento para um possível candidato vacinal contra o ZIKV.
Descrição
Citação
REZENDE, T. Análise da resposta imune ZIKA-específica após imunização utilizando vacinas de DNA e proteínas recombinantes do envelope do vírus. São Paulo, 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2022.
Coleções