REBIRTH IS NECESSARY: Jenn Nkiru e as estéticas negras no audiovisual contemporâneo.
Date
2022-02-20Author
Pereira, Mylena Santos
Advisor
Ferreira, Carolin OverhoffType
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Rebirth is Necessary: Jenn Nkiru and black aesthetic in contemporary audiovisualAbstract
Este trabalho tem como finalidade estudar a diretora anglo-nigeriana Jenn Nkiru, e a sua
contribuição no audiovisual e nos espaços museológicos. Focará na obra Rebirth is Necessary
(2017), que foi exposta como vídeo-arte no MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis
Chateaubriand, em 2019, no contexto da exposição Histórias Afro- Atlânticas. Nele, a artista
investiga as múltiplas experiências negras na arte, moda, filosofia, literatura, música, dança e
religiosidade ao redor do mundo. Jenn se debruça na recuperação da memória sociocultural
negra, desenvolvendo uma narrativa mediada por imagens de arquivo e filmagens produzidas
pela própria diretora. Compõem assim, temporalidades díspares, mas que se mantêm
presentes na construção de subjetividades e representações negras dentro da história e do
audiovisual. Portanto, este trabalho pretende destrinchar e compreender os elementos
narrativos e estéticos construídos pela artista em Rebirth is Necessary (2017), investigar sua
incorporação em museus e curadorias. Visa propor, consequentemente, outros olhares aos
estudos audiovisuais sobre questões raciais dentro do campo da História da Arte, tendo como
metodologia uma revisão bibliográfica e análise crítica dos elementos visuais apresentados. This work aims to study the Anglo-Nigerian director Jenn Nkiru, and her contribution to the
audiovisual and museum spaces. It will focus on the work Rebirth is Necessary (2017), which
was exhibited as video art at MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, in
2019, in the context of the exhibition “Histórias Afro-Atlânticas”. In the video art, the artist
investigates the multiple black experiences in art, fashion, philosophy, literature, music, dance
and religiosity around the world. Jenn focuses on the recovery of black socio-cultural
memory, developing a narrative mediated by archival images and footage produced by the
director herself. Thus, the work compose disparate temporalities, but which remain present in
the construction of black subjectivities and representations within history and audiovisual.
Therefore, this study intends to unravel and understand the narrative and aesthetic elements
constructed by the artist in Rebirth is Necessary (2017), investigate its incorporation in
museums and curatorships. It aims, consequently, to propose another perspective to
audiovisual studies on racial issues within the field of Art History, having as a methodology a
bibliographic review and critical analysis of the visual elements presented.
Keywords
Jenn NkiruAudiovisual negro
Decolonialidade
História da arte
Black audiovisual
Decoloniality
Art history
Collections
- História da Arte [121]