A comunicação dos profissionais da saúde com os sujeitos surdos e/ou com deficiência auditiva: os desafios da inclusão como expressão da questão social

Imagem de Miniatura
Data
2022-02-18
Autores
Menezes, Jéssica Castro de Sousa [UNIFESP]
Orientadores
Montenegro, Rosiran Carvalho de Freitas [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A pesquisa teve como base a comunicação no ambiente de saúde entre Surdos e/ou deficientes auditivos com profissionais da saúde, abordando a questão Surda em seus diversos aspectos. O objetivo deste estudo foi pautado em analisar como é assegurada a inclusão dos sujeitos, identificar como ocorre a comunicação dentro dos espaços de saúde, explorar o nível de conhecimento da LIBRAS, assim como contribuir para o debate da inclusão. O interesse pela pesquisa surgiu após ser presenciada, em um equipamento de saúde, a necessidade de um atendimento qualificado dos profissionais para essa população e pela compreensão da inclusão social como expressão da questão social na comunidade Surda. O estudo teve dados bibliográficos, pesquisa documental e questionários como métodos de pesquisa. Também abordou o direito à seguridade social dentro da sociedade e seu coletivo, assim como a importância da humanização nos atendimentos. Diante disso, verificou-se que a LIBRAS é uma das ferramentas fundamentais durante o atendimento como forma de comunicação e acolhimento dos sujeitos em questão, destacando a qualificação dos profissionais antes de adentrarem no serviço de saúde.
Descrição
Citação
MENEZES, Jéssica Castro de Sousa. A comunicação dos profissionais da saúde com os sujeitos surdos e/ou com deficiência auditiva: os desafios da inclusão como expressão da questão social. 2022. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
Coleções