O Ibiri de Nanã e a pia batismal: heranças africanas e identidade brasileira
Date
2022-02-10Author
Rezende, Mario Miranda [UNIFESP]
Advisor
Jardim, Marta Denise da RosaType
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAbstract
Esta monografia se debruça sobre o catálogo de uma das exposições produzida durante a
gestão de Emanoel Araujo como diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A exposição
em questão é Arte e Religiosidade no Brasil: Heranças Africanas, realizada em 1997 sob a
curadoria do diretor da instituição e de Carlos Eugênio Marcondes de Moura.
A partir de uma análise crítica dos textos que se encontram no catálogo e da imagem que
compõe a capa, a monografia busca diagnosticar o discurso curatorial que defende uma
identidade nacional brasileira marcada pela continuidade de cosmologias e práticas de matriz
africana no Brasil. Tendo como fio condutor privilegiado dessas permanências em constante
transformação as práticas religiosas de matriz africana e as produções artísticas à elas
vinculadas. This monograph studies the catalogue of one of the exhibitions produced during Emanoel
Araujo's management as director of the Pinacoteca do Estado de São Paulo museum. The
exhibition in question is Arte e Religiosidade no Brasil heranças africanas (Art and religiosity
in Brazil: African heritages) held in 1997, curated by the inistitution's director and Carlos
Eugênio Marcondes de Moura.
From a critical analysis of the texts found in the catalogue and the image that make up the
cover, the monograph seeks to diagnose the curatorial discourse which defends a brazilian
national identity marked by the continuity of cosmologies and african matrix practices in
Brazil. Having as a privileged guideline of these permanences in constant transformation the
religious practices of african origin and the artistic productions linked to them.
Keywords
Arte de matriz africanaReligiões de matriz africana
Identidade Nacional
Emanoel Araujo
Curadoria
Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- História da Arte [120]