Evasão ou expulsão escolar? Contribuições do debate acadêmico para compreensão da trajetória escolar de estudantes LGBTI na Educação Básica

Imagem de Miniatura
Data
2022-01
Autores
Deslandes, Gustavo Grimaldi
Orientadores
Finco, Daniela
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo problematizar a relação entre evasão escolar com a discriminação LGBTIfóbica, identificando quais os entraves e desafios para a construção de uma Pedagogia que inclua a diversidade de gênero e sexual. Tem como base uma pesquisa bibliográfica, com base em uma análise quali-quantitativa, realizada a partir do levantamento de pesquisas publicadas entre 2013 a 2020, no Grupo de Trabalho 23 - Gênero, Sexualidade e Educação, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPed) e em dois periódicos científicos no campo da educação e no campo de gênero e diversidade sexual, buscando analisar as contribuições do debate acadêmico sobre a trajetória escolar de estudantes LGBTI na Educação Básica. Considerando os retrocessos no cenário das políticas públicas educacionais, esta pesquisa busca contribuir na construção de ações para o enfrentamento da violência, do preconceito e da discriminação no ambiente escolar, favorecendo a inclusão educacional e a qualidade do ensino
Descrição
Citação
DESLANDES, Gustavo Grimaldi. Evasão ou expulsão escolar? Contribuições do debate acadêmico para compreensão da trajetória escolar de estudantes LGBTI na Educação Básica. 2022.
Coleções