Importância do painel treinado para avaliação sensorial de fragrâncias

Imagem de Miniatura
Data
2022-02-07
Autores
Norberto, Sarah [UNIFESP]
Orientadores
Silva, Vânia Rodrigues Leite e [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O grande aumento nas buscas por produtos de higiene pessoal e de autocuidado, fez com que o mercado de fragrâncias crescesse de maneira muito rápida, tornando o Brasil um dos principais consumidores mundiais nessa categoria de produtos. Com isso, e com a grande oferta e variedade de produtos disponíveis no mercado, o consumidor passou a ser mais crítico no momento de sua decisão de compra, o que forçou as empresas a buscarem ferramentas que pudessem auxiliá-las no desenvolvimento de seus produtos e no entendimento de mercado, tornando-as mais competitivas e assertivas em seus lançamentos. Dessa forma, a análise sensorial se tornou uma ferramenta indispensável para a indústria, e o desenvolvimento de painéis treinados se tornou prática comum, funcionando como um instrumento analítico baseado nos sentidos humanos e nas sensações, onde os painelistas que fazem parte deste painel são capazes de avaliar as fragrâncias e produtos baseados em seu conhecimento em descritores sensoriais. O painel treinado pode ser útil para diferentes situações, como auxiliar no processo de desenvolvimento de produtos, projetos de redução de custo, extensões de linha, análise de matérias-primas, entre outros. Este trabalho teve como objetivo apresentar a importância do painel treinado para a avaliação sensorial de fragrâncias, baseando-se em livros, normas e artigos científicos, que mostram a versatilidade de uso do painel treinado pela indústria e o impacto de sua utilização nos resultados.
Because of the huge increase in demand for hygiene and self-care products, the fragrance market has grown very fast, making Brazil one of the leading economists in this product category. As a result, and with a large offer and variety of products available on the market, consumers became more critical at the time of their purchase decision, which lead companies to seek tools that could assist in the development of their products and in understanding market, so they could become more competitive and assertive in their launches. As a consequence, sensory analysis has become an essential tool for the industry, and the development of trained panels has become a common practice, functioning as an analytical instrument based on human senses and sensations, where panelists, who are part of this panel, are able to evaluate fragrances and products based on its knowledge of sensory descriptors. Trained panels can be useful in many different occasions, such as helping in the process of product development, cost reduction projects, line extension, raw material analysis, among others. This work aimed to present the importance of the trained panel for the sensory evaluation of fragrances, based on books, norms, and scientific articles, which present the versatility a trained panel can offer, and the impact of its use.
Descrição
Citação
Coleções