A aplicação de atividades práticas-experimentais com alimentos em um programa de extensão universitária

Data
2022-01-25
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
A alimentação é um aspecto fundamental para a promoção da saúde. No entanto, devido ao desenvolvimento da sociedade o consumo de alimentos industrializados cresceu, colaborando para alterações de hábitos alimentares. O objetivo desse trabalho foi a implementação de atividades práticas-experimentais, voltada para o ensino de alimentação, no programa de extensão universitária: “Cientista por um dia” da Universidade Federal de São Paulo, que busca a interação entre a universidade e escolas de educação básica, promovendo a troca de saberes científicos. Para análise e compreensão dos dados coletados, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, por meio de uso de questionário, registros fotográficos, gravação de áudio, observação de dúvidas e questionamentos dos participantes. O estudo possibilitou a verificação de práticas e hábitos alimentares semelhantes entre os alunos, na qual, consomem alimentos caracterizados como ultraprocessados que possuem vários ingredientes em sua composição, com alta taxa de calorias, levando diretamente à malefícios na saúde. Além disso, a utilização de atividades práticas-experimentais estimula a criatividade e crítica no processo de ensino-aprendizagem. Abordar tema alimentação em sala de aula com atividades práticas contribui aos estudantes uma aprendizagem significativa sobre suas bases alimentares e nutricionais no contexto da importância de hábitos saudáveis, de modo que, sua importância é essencial para manutenção e desenvolvimento social.
Food is a fundamental aspect for health promotion. However, due to the development of society, the consumption of processed foods has grown, contributing to changes in eating habits. The objective of this work was the implementation of practical-experimental activities, focused on the teaching of food, in the university extension program: "Scientist for a day" of the Federal University of São Paulo, which seeks the interaction between the university and schools of education. basic education, promoting the exchange of scientific knowledge. For analysis and understanding of the collected data, the qualitative research method was used, through the use of a questionnaire, photographic records, audio recording, observation of doubts and questions from the participants. The study made it possible to verify similar eating habits and practices among the students, in which they consume foods characterized as ultra-processed that have several ingredients in their composition, with a high rate of calories, leading directly to health harm. Furthermore, the use of practical-experimental activities stimulates creativity and criticism in the teaching-learning process. Addressing food in the classroom with practical activities contributes to students' significant learning about their food and nutritional bases in the context of the importance of healthy habits, so that their importance is essential for maintenance and social development.
Descrição
Citação
CARVALHO, Alícia Ferreira. A aplicação de atividades práticas-experimentais com alimentos em um programa de extensão universitária. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências) – Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022.
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