A expansão do Primeiro Comando da Capital para a fronteira brasileira

Data
2022
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O principal objetivo da pesquisa é estudar a expansão da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) em direção à divisa entre Brasil e Paraguai e Bolívia como expressão do fenômeno contemporâneo da expansão transnacional do crime organizado. O trabalho começa apresentando a definição do termo “crime organizado” e como a globalização acelerou o advento do crime organizado transnacional. É feita uma explicação da história da facção PCC para compreender suas motivações e ações. Em seguida é apresentado o contexto que se encontrava a fronteira do Brasil com o Paraguai no momento da chegada do PCC. Posteriormente será estudado as políticas de combate a drogas de países da região para se analisar o impacto delas na população local e nas organizações criminosas. Se terá um foco maior nas atividades relacionadas a drogas por esta ser uma das atividades mais lucrativas do crime organizado.
The main objective of the paper is to study the expansion of the São Paulo faction “Primeiro Comando da Capital” (PCC) towards the frontier between Brazil and Paraguay and Bolivia. There is an explanation of the term “organized crime” and how globalization has accelerated the advent of transnational organized crime. An explanation of the history of the PCC faction is made to understand their motivations and actions. Afterwards, the anti-drug policies of international bodies will be studied to analyze their impact on the population and criminal organizations. There will be a greater focus on drug-related activities as they are one of the most lucrative activities of organized crime.
Descrição
Citação
HASHIMOTO, Vítor Kenzo. A expansão do Primeiro Comando da Capital para a fronteira brasileira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.
Pré-visualização PDF(s)