• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Administração
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Administração
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Influência da cultura organizacional sobre as práticas de gestão da qualidade e a percepção do desempenho organizacional

Thumbnail
View/Open
Tcc Natalia Final Biblioteca.pdf (3.012Mb)
Date
2022-02-08
Author
Fuoco, Natalia Langenfeld [UNIFESP]
Advisor
Kissimoto, Kumiko Oshio [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Abstract
A adoção de sistemas de gestão da qualidade, sobretudo por meio da certificação ISO 9001, vem sendo continuamente adotado por diversas organizações. Entretanto, embora seja possível observar casos de sucesso, algumas organizações falham nesse processo. As causas que explicam os casos de fracasso ainda não são claras. Contudo, alguns estudos apontam que esses fatores podem não estar ligados a ferramentas e técnicas utilizadas, mas sim a aspectos comportamentais e culturais das organizações. Esses estudos enfatizam a importância da cultura e pedem um exame mais aprofundado da ligação entre atributos culturais, operacionais e de práticas de gestão da qualidade. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi comprrender como a cultura organizacional influencia a gestão da qualidade e o desempenho organizacional em organizações brasileiras. Para isso, com base na pesquisa desenvolvida por Gambi (2014), três hipóteses foram testadas, sendo: H1) o perfil cultural afeta a efetividade no uso das ferramentas da qualidade; H2) o perfil cultural afeta a percepção de desempenho organizacional; H3) o uso das ferramentas da qualidade afetam a percepção do desempenho organizacional. Para isso, foi aplicado um questionário e a análise dos dados foi realizada utilizando Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling - SEM). Analisando os resultados obtidos, pode-se concluir que, a cultura organizacional influencia na adoção de técnicas da gestão da qualidade e que a gestão da qualidade pode ser bem-sucedida em diferentes perfis culturais, sugerindo que não há apenas um perfil cultural exclusivo que forneça condições apropriadas para o sucesso da gestão da qualidade. Corroborando com a visão pluralista da qualidade.
Citation
FUOCO, Natalia Langenfeld. Influência da cultura organizacional sobre as práticas de gestão da qualidade e a percepção do desempenho organizacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração ) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.
Keywords
Cultura organizacional
Desempenho organizacional
Gestão da qualidade
ISO 9001
Survey
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62887
Collections
  • Administração [176]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV