Atividades de lazer entre universitários: uma revisão integrativa

View/ Open
Date
2022-02-10Author
Costa, Vinícius Macedo da Silva [UNIFESP]
Advisor
Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAbstract
O lazer representa um dos oito grupos de atividades humanas categorizadas pela Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA, 2015), sendo, portanto, objeto de estudo da profissão. O ensino superior representa mudanças no cotidiano dos universitários em suas diversas atividades, inclusive no lazer, que tem papel relevante na autonomia, independência e bem-estar dos sujeitos. Tendo isso em vista, este artigo busca realizar uma revisão integrativa com os temas lazer entre universitários e Terapia Ocupacional. Em uma primeira busca na literatura, ressalta-se a ausência de artigos que cumprissem os critérios de inclusão desta pesquisa, obrigando-nos a retirar o termo “Terapia Ocupacional” das combinações utilizadas. Com a nova busca, chegamos a um total de 21 artigos selecionados para compor a amostra deste estudo. Observou-se uma produção inconstante e prevalência de autores principais no campo da Educação Física, o que pode justificar o enfoque de grande parte dos estudos nas atividades físicas no lazer. Os artigos recentes trazem o processo de digitalização do lazer, com as atividades virtuais representando parte importante do lazer universitário. O tempo para o lazer, em geral mínimo ou ausente, em meio às atividades acadêmicas, laborais e demais ocupações, também foi objeto de estudo, assim como os significados atribuídos ao lazer por universitários. Conclui-se com a necessidade da Terapia Ocupacional ampliar seus estudos sobre o lazer, abrangendo os estudantes universitários, incitando reflexões e contribuindo para a autonomia e qualidade de vida dos estudantes. Leisure represents one of the eight groups of human activities categorized by the American Occupational Therapy Association(AOTA, 2015), and is therefore an object of study of the profession. Higher education represents changes in the daily lives of university students, in their various activities, including leisure, which plays a relevant role in the autonomy, independence and well-being of subjects. With this in mind, this article seeks to carry out an integrative review with the themes of leisure among university students and Occupational Therapy. In a first search in the literature, the absence of articles that met the inclusion criteria of this research is highlighted, forcing us to remove the term “Occupational Therapy” from the combinations used. With the new search, we reached a total of 21 articles selected to compose the sample of this study. There was an inconstant production and prevalence of main authors in the field of Physical Education, which may justify the focus of most studies on physical activities during leisure time. Recent articles bring the process of digitization of leisure, with virtual activities representing an important part of university leisure. Leisure time, generally minimal or absent, in the midst of academic, work and other occupations, was also an object of study, as well as the meanings attributed to leisure by university students. It concludes with the need for Occupational Therapy to expand its studies on leisure, covering university students, inciting reflections and contributing to the autonomy and quality of life of students.
Citation
COSTA, Vinícius Macedo da Silva. Atividades de lazer entre universitários: uma revisão integrativa. 2022. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022Keywords
LazerEstudantes
Universitários
Terapia Ocupacional
Leisure
Students
University students
Occupational Therapy
Collections
- Terapia Ocupacional [147]