Robô Bípede: utilização de artefato robótico na aprendizagem de Ciências com surdos
Date
2022-01-28Author
Santos, Ravenna Tomaz dos [UNIFESP]
Advisor
Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Bipedal robot: use of robotic artifact in science learning with deaf peopleAbstract
O presente trabalho consiste no relato de experiência e análise bibliográfica de uma proposta de aplicação de uma atividade com alunos surdos envolvendo a montagem de um robô produzido em um projeto de iniciação científica da autora desta monografia. A revisão bibliográfica do trabalho em questão contempla o estudo de conceitos importantes que estão ligados à construção e atividade com o robô; são eles, a Educação para Surdos, a Cultura Maker, a Robótica Educacional e o Ensino de Ciências e Física. O artefato robótico desmontável (Robô Bípede) foi fabricado em máquinas como impressora 3D e cortadora a laser e é composto também de elementos mecânicos e eletrônicos. Por meio de atividades lúdicas, procuramos estabelecer discussões que envolvem conceitos de equilíbrio relacionados à locomoção de um robô e aos seus diferentes tipos de pés, que podem ser substituídos e testados pelos alunos surdos durante as oficinas, além de debater sobre a transmissão de movimento por meio de polias, motores, correias, entre outros. Como o público-alvo são alunos surdos, também teve de ser feito um trabalho de estudo de sinais de LIBRAS relacionados à atividade com o robô. O trabalho também possibilita a reflexão sobre a identidade e cultura surda em diversos aspectos, como a Educação, principalmente; que nos faz ter um olhar mais humano para os surdos. The present work consists of an experience report and bibliographic analysis of a proposal for the application of an activity with deaf students involving the assembly of a robot produced in a scientific initiation project by the author of this monograph. The literature review of the work in question includes the study of important concepts that are linked to the construction and activity with the robot; they are Education for the Deaf, Maker Culture, Educational Robotics and Science and Physics Teaching. The detachable robotic device (Biped Robot) was manufactured in machines such as a 3D printer and laser cutter and is also composed of mechanical and electronic elements. Through playful activities, we seek to establish discussions involving concepts of balance related to the locomotion of a robot and its different types of feet, which can be replaced and tested by deaf students during the workshops, in addition to discussing the transmission of movement by through pulleys, motors, belts, among others. As the target audience are deaf students, a study of LIBRAS signals related to robot activity had to be carried out. The work also enables reflection on deaf identity and culture in various aspects, such as Education, mainly; that makes us have a more human look at the deaf.
Citation
SANTOS, Ravenna Tomaz dos. Robô Bípede: utilização de artefato robótico na aprendizagem de Ciências com surdos. 2022. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2022.Keywords
Alunos surdosEnsino de ciências e física
Robótica educacional
Cultura Maker
Deaf student
Science and physics teaching
Educational robotics
Maker culture
Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- Ciências (Licenciatura) [119]