Estudo da produção acadêmica sobre o significado da escola para o aluno do ensino fundamental I

View/ Open
Date
2022-02-14Author
Silva, Camila
Advisor
Penna, MarietaType
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Study of academic production on the meaning of school for Elementary School StudentsAbstract
O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso é o significado da escola na visão do
aluno do Ensino Fundamental I. A partir de compreensão sobre a relevância de se debater o
significado atribuído à escola pelos estudantes, o objetivo geral desta pesquisa é, a partir de
estudo de revisão bibliográfica, investigar os resultados evidenciados em teses e dissertações
que se debruçaram sobre essa temática. A questão de pesquisa é: Quais são os resultados obtidos
pela produção acadêmica no campo da educação que investigou os significados atribuídos à
escolarização por alunos do ensino fundamental I, no período de 2011 a 2019. A busca se deu
no site da Capes, chegando a um total de nove pesquisas, entre teses e dissertações. A partir dos
resumos, foram extraídas informações sobre as obras, como: autores, ano de publicação e
instituição onde foi realizada a pesquisa. Após a leitura na íntegra dos trabalhos localizados,
analisouse em cada um deles a metodologia, os objetivos, o referencial teórico utilizado e os
resultados encontrados pelos autores. A descrição dos dados obtidos nesta pesquisa, debatidos
a partir de bibliografia sobre a função social da escola e do entendimento da educação como
direito, evidenciam que as crianças atribuem significados à escola que precisamos compreender,
sendo tal compreensão de grande importância para o desenvolvimento de uma educação de
qualidade. O debate sobre tais significados revela ainda a importância de se atentar ao ponto de
vista das crianças sobre seu próprio processo de escolarização.
Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- Pedagogia [263]