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dc.contributor.advisorStoco, Sérgio [UNIFESP]
dc.contributor.authorPiza, Mayara de Sá [UNIFESP]
dc.coverage.spatialDiademapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-15T12:33:01Z
dc.date.available2022-02-15T12:33:01Z
dc.date.issued2022-01-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62852
dc.description.abstractA oferta de alimentação escolar é de extrema importância para promover o desenvolvimento da educação em nossa sociedade, ainda sendo capaz de promover a alimentação saudável e reduzir a defasagem nutricional que muitos alunos enfrentam em relação à alimentação domiciliar. O presente trabalho apresenta, como um dos seus objetivos, o estudo detalhado a respeito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desde sua criação, implantação, desenvolvimento inicial e ainda apresenta algumas das medidas adotadas a fim de trazer melhorias em sua cobertura, adesão e desenvolvimento. Realiza-se também a apresentação das mudanças excepcionais realizadas em sua estrutura frente à Pandemia de Coronavírus (COVID-19), a fim de garantir segurança alimentar e qualidade nutricional. Para desenvolvimento da presente pesquisa, adotaremos metodologia exploratória, sendo utilizada a técnica de coleta de dados por documentação indireta (documental e bibliográfica) para análise de documentos oficiais públicos. No que diz respeito à formação de professores, o estudo aprofundado do programa, se torna um aliado, pois assim o torna capaz de identificar defasagens relacionadas à alimentação, permitindo ao professor agir de forma participativa na gestão de uma instituição de ensino, pensando na cobertura do Programa e sua melhor utilização, a fim de buscar alternativas para minimizar os impactos quando a alimentação domiciliar é insuficiente.pt_BR
dc.description.abstractThe provision of school meals is extremely important to promote the development of education in our society, still being able to promote healthy eating and reduce the nutritional gap that many students face in relation to home meals. The present work presents, as one of its objectives, the detailed study about the National School Feeding Program (PNAE), since its creation, implementation, initial development and also presents some of the measures adopted in order to bring about improvements in its coverage, membership and development. There is also a presentation of the exceptional changes made to its structure in the face of the Coronavirus Pandemic (COVID-19), in order to ensure food safety and nutritional quality. For the development of this research, we will adopt an exploratory methodology, using the technique of data collection by indirect documentation (documentary and bibliographic) for the analysis of official public documents. With regard to teacher training, an in-depth study of the program becomes an ally, as it becomes capable of identifying gaps related to food, allowing the teacher to act in a participatory manner in the management of an educational institution, thinking about the coverage of the Program and its best use, in order to seek alternatives to minimize the impacts when home food is insufficient.pt_BR
dc.format.extent52 f.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectNational School Feeding Program (PNAE)en
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titlePrograma Nacional de Alimentação Escolar: segurança alimentar e pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de curso de graduaçãopt_BR
unifesp.campusInstituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1841861158078886pt_BR
unifesp.graduacaoCiências (Licenciatura)pt_BR


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