Internacionalização de startups: dimensões relevantes para o Brasil

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Data
2022
Autores
Ribeiro, Deborah Katheriny Almeida [UNIFESP]
Orientadores
Santos, Emerson Gomes dos [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
Um dos pilares essenciais para o desenvolvimento econômico de um país é o estímulo à inovação e ao desenvolvimento de novos processos e produtos. Todavia, o grau de inovação em um país está relacionado ao ecossistema de inovação, ou seja, à forma como os atores se interrelacionam para a geração de conhecimento. Em paralelo, observa-se que com a globalização e a interdependência cada vez maior entre os países, aumentou-se o fluxo de comunicação e informação e de inovações tecnológicas. Estas inovações são potencializadas no cenário econômico por meio das startups, empresas em estágios iniciais de operação que utilizam alto grau de tecnologia em seus processos. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi identificar e sistematizar as dimensões da internacionalização de startups brasileiras. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa e foco exploratório e utilizou as bases de dados Spell, Scielo e Google Acadêmico para a busca de artigos, escritos nos idiomas português e inglês. A busca inicial nestas bases de dados retornou 6.490 artigos e, após a aplicação de critérios de inclusão automáticos, resultaram 69 artigos. Os títulos e resumos destes artigos resultantes foram lidos e analisados, resultando em 11 artigos selecionados para compor o presente estudo. Os resultados principais apontam para a existência das dimensões: inovação e P&D, marketing e vendas, ambiente industrial, ambiente econômico, rede de contatos, competências de produção, competências organizacionais, capital humano e distância cognitiva, sendo as de maior relevância as Competências Organizacionais, o Capital Humano e o Ambiente de Inovação. No Brasil, há iniciativas para o desenvolvimento e internacionalização de startups, geridas pelo Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups, criado em 2019, entretanto, o número de iniciativas e resultados ainda são baixos em comparação a outros países.
One of the essential pillars for the economic development of a country is the stimulation of innovation and the development of new processes and products. However, the degree of innovation in a country is related to the innovation ecosystem, that is, to how actors interact to generate knowledge. In parallel, it is observed that with globalization and the increasing interdependence between countries, the flow of communication information and technological innovations has increased. These innovations are leveraged in the economic scenario through startups, companies in the early stages of operation that use a high degree of technology in their processes. In this way, the objective of the present work was to raise the dimensions of the internationalization of startups defined by the academic literature and verify which of them are relevant to the Brazilian context. The research had a qualitative approach and exploratory focus and used the Spell, Scielo, and Google Scholar databases to search for articles, written in Portuguese and English. The initial search in these databases returned 6,490 articles and, after applying automatic inclusion criteria, resulted in 69 articles. The titles and abstracts of these resulting articles were read and analyzed, resulting in 11 articles selected to compose the present study. The main results point to the existence of dimensions: innovation and R&D, marketing and sales, industrial environment, economic environment, the network of contacts, production skills, organizational skills, human capital, and psychic distance, with the most relevant being Organizational Skills, Human Capital and the Innovation Environment. In Brazil, there are initiatives for the development and internationalization of startups, managed by the National Committee of Support Initiatives for Startups, created in 2019, however, the number of initiatives and results are still low compared to other countries.
Descrição
Citação
RIBEIRO, Deborah Katheriny Almeida. Internacionalização de startups: dimensões relevantes para o Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.