Pistas para modos de invenção de cuidado: experiências de formação

Imagem de Miniatura
Data
2022-02-07
Autores
Santos, Bruna Avelino dos [UNIFESP]
Orientadores
Federici, Conrado Augusto Gandara [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso é uma cartografia que propõe pensar o tema do cuidado a partir das muitas marcas que foram sendo produzidas ao longo da formação profissional em Psicologia, na Universidade Federal de São Paulo, sendo esta uma das propiciadoras de espaços de encontros nos quais e com os quais é possível fazer, criar e inventar modos de ser psicóloga. Sustentando uma ética do cuidado em saúde que requer exposição ao outro, são trazidas algumas cenas ocorridas no decorrer desse processo, não apenas dentro do espaço acadêmico, sendo essas percebidas também como pistas sobre os modos possíveis de produção de cuidado. Os sujeitos presentes em tais acontecimentos são, majoritariamente, crianças, atinando para a importância das experimentações em que se exercem potências, compondo com os diferentes meios com que convivem, deixando o corpo descobrir, arriscar, explorar ambientes, percursos e emoções. Afirma uma psicologia capaz de reconhecer, nos sinais que vêm do encontro com o outro, um conjunto vivo de estratégias e formas de criar sentido e produzir redes. Assim, aposta em profissionais que sejam afetados pela presença e através das reverberações dela possam operar nesse encontro a construção de algo que possa ser chamado de prática de um cuidado.
Descrição
Citação
SANTOS, Bruna Avelino dos. Pistas para modos de invenção de cuidado: experiências de formação. 2022. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
Coleções