• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • História da Arte
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • História da Arte
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Apropriação e montagem: As fotografias de Sofia Borges das esculturas de Edgar Degas no MASP

Thumbnail
View/Open
Bruna Mozini Godoy 109256.pdf (3.572Mb)
Date
2022-02-10
Author
Godoy, Bruna Mozini [UNIFESP]
Advisor
Araujo, Virgínia Gil
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Abstract
A pesquisa estuda as fotografias das esculturas do artista francês Edgar Degas (1834-1917) realizadas pela artista e curadora brasileira Sofia Borges (1984) para a exposição “Degas: Dança, política e sociedade”, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), entre o final de 2020 e início de 2021. Analisamos os retratos a partir do corpo como linguagem nas fotografias de Sofia Borges, especialmente as imagens da obra “Bailarina de catorze anos”, única escultura exibida na trajetória de Edgar Degas em vida. São abordados os diálogos e fricções entre as esculturas de Edgar Degas e as fotografias de Sofia Borges, incluindo a circulação das fotografias da artista brasileira nas instituições e exposições de arte. Para as reflexões sobre questões sociais e de gênero abordados pela artista em seu processo alegórico de apropriação da escultura, consideramos sobretudo o fato do trabalho ser realizado por uma artista contemporânea que é mulher e propõe lançar um olhar feminino crítico à obra de um artista engajado no realismo social, na Paris capital do século XIX. Para a análise das imagens, dialogamos com autores da história da fotografia, tais como Walter Benjamin, Susan Sontag, Roland Barthes, Philippe Dubois, Rosalind Krauss e Georges Didi-Huberman, destacando ainda as historiadoras da arte Annateresa Fabris e Norma Broude, esta professora emérita da American University, em Washington, D.C., e estudiosa da obra de Edgar Degas. Utilizamos diversos ensaios constantes no próprio catálogo da exposição e realizamos extensas pesquisas de maneira virtual, incluso nos sítios eletrônicos do MASP e da artista Sofia Borges, e consultas aos artigos em revistas acadêmicas disponíveis na internet.
Keywords
Sofia Borges
Edgar Degas
Arte contemporânea
Fotografia
Apropriação
Exposição
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62788
Collections
  • História da Arte [106]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV