O self cutting e sua presença no contexto escolar
Date
2022Author
Santos, Nathalia Batista [UNIFESP)
Advisor
Dias, Marian Avila de LimaType
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho teve como objetivo investigar o fenômeno do Self Cutting, também conhecido como automutilação, sua presença e características dentro do universo escolar e sua relação com os padrões sociais atuais. Para fornecer subsídios teóricos para refletir sobre o assunto, foram utilizados conceitos da psicanálise sobre o corpo, seu sentido na dinâmica inconsciente e na formação do Eu. Analisou-se também pesquisas já publicadas sobre o assunto e realizou-se uma breve enquete com educadores de quatro escolas de Ensino Médio do município de Santo André, duas privadas e duas públicas, a fim de verificar a presença do fenômeno entre os educandos e suas características relacionadas a gênero, idade e classe social. As respostas dos educadores indicam que, com relação ao genêro e idade, meninas entre 12 e 15 anos apresentam uma tendência maior à prática, além disso, pode-se observar que jovens pertencentes a classes sociais mais baixas também apresentam maior propensão à automutilação.
Keywords
Self CuttingAutomutilação
Violência
Escola
Collections
- Pedagogia [264]