Formação de professores de ciências para a educação para sustentabilidade
Date
2021-07-28Author
Viesba-Garcia, Everton [UNIFESP]
Advisor
Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
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O crescimento populacional e os avanços da tecnologia trouxeram para a sociedade contemporânea uma falsa noção de abundância e inesgotabilidade dos bens e serviços da natureza, mas tal pensamento e cultura precisam ser revistos, transformados, e neste aspecto entra a Educação Ambiental (EA) e a Educação para Sustentabilidade (EpS). Assim, esta pesquisa teve como intuito compreender e analisar como é formado o professor de Ciências para o tratamento de questões socioambientais em sala de aula, em especial para a promoção da EpS. Para isto foram selecionados como participantes da pesquisa dois professores de Ciências de uma escola de cada região do município de Diadema, totalizando cinco escolas e dez professores. Os dados foram apresentados e discutidos a partir das análises das respostas dos questionários aplicados aos professores tendo como ponto de análise os documentos norteadores da EA e EpS. A pesquisa evidenciou que o trato da EA e EpS no Ensino de Ciências deve estabelecer relações entre os fatos cotidianos e os acontecimentos no mundo. Concluiu-se que existe uma percepção ilusória de que os professores estão sendo formados com conhecimentos socioambientais que bastam para a vida em sociedade. Contudo, apresentam inúmeras carências formativas que podem se reproduzir na sala de aula com falas sem comprovação científica. A pesquisa contribuiu para compreendermos que a formação de professores apresenta diversas lacunas, contudo, confirma a hipótese de que os professores são potenciais agentes multiplicadores em EA para a promoção da EpS. O estudo não se esgota com a conclusão desta pesquisa. O volume de dados obtidos permitirá o desenvolvimento de outras ações que possam contribuir no campo da Formação de Professores e a Educação Ambiental. Population growth and advances in technology have brought to contemporary society a false notion of abundance and inexhaustibility of nature's goods and services, but such thinking and culture need to be revised, transformed, and in this aspect, Environmental Education (EE) and Education for Sustainability (EfS). Thus, this research aimed to understand and analyze how the science teacher is trained to deal with social and environmental issues in the classroom, especially for the promotion of EfS. For this, two science teachers from a school in each region of the municipality of Diadema were selected as participants in the research, totaling five schools and ten teachers. The data were presented and discussed from the analysis of the answers to the questionnaires applied to the teachers, having as a point of analysis the guiding documents of the EE and EfS. The research showed that dealing with EE and EfS in Science Teaching should establish relationships between everyday facts and events in the world. It was concluded that there is an illusory perception that teachers are being trained with socioenvironmental knowledge that is sufficient for life in society. However, they have numerous training deficiencies that can be reproduced in the classroom with speeches without scientific proof. The research contributed to understand that teacher education has several gaps, however, it confirms the hypothesis that teachers are potential multiplying agents in EE for the
promotion of EfS. The study does not end with the conclusion of this research. The volume of data obtained will allow the development of other actions that can contribute in the field of Teacher Training and Environmental Education.
Citation
VIESBA-GARCIA, E. Formação de professores de ciências para a educação para sustentabilidade. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo. Diadema, 2021.Keywords
Formação docenteEnsino de ciências
Educação para sustentabilidade
Educação ambiental
Sustentabilidade
Teacher training
Science teaching
Education for sustainability
Environmental education
Sustainability