Pedagogia de Projetos: Interdisciplinariedade e Autonomia Estudantil

Imagem de Miniatura
Data
2021-12-31
Autores
Ribeiro, Mariana
Orientadores
Araujo, Betania
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso analisa experiências em sala de aula realizadas a partir da aplicação das metodologias ativas, partindo de uma breve contextualização das mesmas, apresentação das práticas e seus resultados e uma conclusão sobre os benefícios das metodologias ativas no aprendizado, partindo da sua relação com a autonomia estudantil e a interdisciplinaridade. A partir de uma pesquisa qualitativa e utilizando exemplos vividos em salas de aula reais, a autora demonstra uma das metodologias ativas existentes, a Pedagogia de Projetos, em sua variedade e utilidade. A pesquisa a seguir pretende, a partir das experiências da autora transformadas em um relato biográfico de situações e projetos vividos em sala de aula, demonstrar as possibilidades de aplicação da Pedagogia de Projetos em salas de aula de diversas disciplinas e anos, com objetivos amplos e significativos para o aprendizado.
The following course completion research analyses experiences made in classrooms with the application of active learning methodologies, with its starting point in a brief contextualization of those, followed by a presentation of the practices, their results and a conclusion pointing out the benefits of active learning methodologies in learning processes, focusing on their relationship with interdisciplinarity and student autonomy. Starting with qualitative research and using real classroom examples, the author demonstrates one of the existent methodologies, Project Based Learning, and its variety and usefulness. The following research project intends to, based on the author’s experiences transformed in a biographical teling of projects and situations from the classroom, to demonstrate the application possibilities of Project Based Learning in multiple subject and year classrooms, with broad objectives and meaning for the learning process.
Descrição
Citação
Ribeiro, Mariana
Coleções