AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA PORNOGRAFIA NÃO CONSENSUAL
Data
2021-03-05
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
A violência de gênero é de representação social em mídias pela exposição não consensual da
intimidade em desvinculações interpessoais, rompimentos de relacionamentos. Este roteiro
comportamental tem motivações atreladas a perda do controle do outro e no processo de
objetificação: prostituta. Representações de vulnerabilidades como a “confiança” estão
relacionadas à condição da juventude na exploração da sexualidade também pelas mídias. Os
objetivos desse estudo foram organizados em desvelar as Representações Sociais em cenários
vinculados à produção e consumo de pornografia não consensual; interpretar os roteiros
sexuais que contribuem para a ocorrência do fenômeno de “pornografia não consensual” e
compreender as vulnerabilidades emergentes desse contexto. As informações para análise
foram coletadas por instrumento de acesso às questões propostas. O produto foi analisado em
uma abordagem qualitativa. A Teoria das representações sociais emprega sustentação teórica
e metodológica analisada com base na Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). A
análise e discussão se dá a partir de oito categorias e abordam temáticas a cerca de roteiros
sexuais nas mídias, a intimidade enquanto lugar da sexualidade, limites conceituais entre
pornografia comercial e nudes, a vingança motivada pela perda do controle do outro. Em
vulnerabilidades, o romance (Amor e sexo/sexualidade), enquanto motivação à roteiros
interpessoais ligados por laços afetivos. Em vulnerabilidades sociais e programáticas, o riso
do ridículo e homofobia. Consideramos que essa é uma representação que implica na
necessidade de se considerar as masculinidades com possibilidades para ampliar o debate
sobre masculinidades tóxicas e frágeis.
Descrição
Citação
MOTA, Marcos V. As representações sociais da pornografia não consensual. 2021. 147 f. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Guarulhos / São Paulo, Programa de Pós-Graduação na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021.