A relevância das equações diofantinas lineares para a educação básica

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Data
2021-12-20
Autores
Camelo, Francisco Cleiton de Sousa [UNIFESP]
Orientadores
Kassama, Paola Andrea Gaviria [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
Título da Revista
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Resumo
Neste trabalho, pretendeu-se discutir a relevância das Equações Diofantinas Lineares e suas contribuições para a Educação Básica a partir de um levantamento bibliográfico, em pesquisas na área do ensino da Matemática. Para tanto, centrou-se atenção sobretudo no banco de dissertações do Programa de Mestrado Profissional (PROFMAT), que possibilitou destacar a relevância dessas equações para o ensino na perspectiva dos autores deste programa. As relevâncias destacadas foram: Interdisciplinaridade; Estratégia para a preparação de olimpíadas ou vestibulares; Resolução de problemas; entre outros. Para mais, buscou-se apresentar a perspectiva do professor dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, acerca do uso dessas equações em suas aulas de matemática. A pesquisa, de base qualitativa e de cunho exploratório, analisou de modo interpretativo depoimentos docentes acerca das Equações Diofantinas produzidos por meio de um formulário virtual e de uma entrevista realizada pelo viés metodológico do grupo focal com os professores selecionados a partir do formulário. Essa análise indicou que embora alguns professores tivessem conhecimento das equações, nenhum conseguiu aplicar diretamente o conteúdo em sala de aula com alunos da Educação Básica. Entre os professores foi unânime a necessidade de formação continuada aprofundada para aplicá-las, com comentários que enfatizem a dificuldade dos alunos da rede pública para aprender Matemática e a necessidade de proposições de atividades que despertem o interesse do aluno para garantir a sua aprendizagem. Esses resultados nos levam a reforçar a importância de se implementar políticas públicas que viabilizem processos de formação contínua dos professores em matemática com pautas que articulem o conteúdo matemático (o quê ensinar), orientação metodológica (como ensinar) com o objetivo pedagógico (para quê ensinar).
In this current work, we intended to discuss the relevance of Linear Diophantine Equations and their contributions to basic education from a bibliographical survey, in researches in the field of Mathematics teaching. For that, attention was focused mainly on the bank of dissertations of the Professional Masters Program (PROFMAT), which made it possible to highlight one of these equations for teaching from the perspective of the authors of this program. The highlighted relevance were: Interdisciplinarity; Strategy for preparing for olympics or entrance exams; Problem solving; between others. Furthermore, an attempt was made to present a perspective of teachers in the final years of elementary and high school, regarding the use of these equations in their mathematics classes. A qualitative and exploratory research, interpretively analyzed the testimonies of teachers about Diophantine Equations obtained through a virtual form and an interview carried out by the methodological focus of the focus group with the teachers selected from the form. This analysis indicated that although some teachers had knowledge of the equations, none were able to directly apply the content in the classroom with elementary education students. Among the teachers, the need for in-depth continuing education to apply them was unanimous, with comments that emphasize the difficulty of students in the network to learn Mathematics and the need to propose activities that arouse the student's interest to ensure their learning. These results lead us to reinforce the importance of implementing public policies that make viable processes of continuing education for mathematics teachers with guidelines that articulate the mathematical content (what to use), methodological guidance (how to use it) with the pedagogical objective (why to use it ).
Descrição
Citação
CAMELO, Francisco Cleiton de Sousa. A relevância das equações diofantinas lineares para a Educação Básica. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2021.