Análise dos motivos de evasão dos estudantes de graduação na área da saúde
Abstract
A proposta do estudo é analisar os motivos de evasão dos estudantes em seis cursos de graduação da área da Saúde (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) da Universidade Federal de São Paulo-campus Baixada Santista (UNIFESP-BS), no período de 2014 a 2018. A pesquisa de abordagem documental, descritiva-analítica e teve como base para a coleta de dados o requerimento oficial de cancelamento da matrícula, o banco de dados institucional e o Questionário de Evasão utilizado pela Secretaria de Graduação do campus. Nos requerimentos de cancelamento foi possível utlizar os dados pessoais, como ano de ingresso, curso de origem, ano de desistência e nº de matrícula, além de obter os motivos informados pelos estudantes que os levaram ao cancelamento de sua matrícula, já os dados de estudantes que foram desligados pela instituição, devido ao descumprimento das normas regimentias vigentes, foram obtidos pelo banco de dados acadêmicos da Unifesp. Esses dados foram inseridos em planilha de Excel® para que pudessem ser analisados. Para os dados obtidos pelo Questionário de Evasão, foi criado um formulário eletrônico na plataforma Google (Googleforms) para que respostas pudessem ser inseridas, o que permitiu armazenar e organizar em planilha gerada automaticamente pelo aplicativo. Todos os dados foram analisados e classificados por meio da técnica de análise de conteúdo. Foi possível verificar que questões relacionadas à conjuntura nacional da Educação no Brasil, questões pessoais de adaptação e identificação com o curso e questões financeiras, além do não cumprimento das Normas Regimentais, se destacaram como principais motivos para a evasão no campusdentro do recorte temporal pesquisado. A análise e compreensão dos motivos de evasão apresentam aspectos que podem auxiliar a gestão dos cursos de graduação e do campus para a criação de estratégias e tomada de decisões e assim implementar ações na perspectiva de identificar os motivo-causa e minimizar a ocorrência de evasão nos cursos de graduação da saúde daUNIFESP-BS. The purpose of the study is to analyze the drop-out reasons of students in six undergraduate
courses in the health sciences (Physical Education, Physiotherapy, Nutrition, Psychology,
Social Work and Occupational Therapy) at the Federal University of São Paulo- Baixada
Santista campus (UNIFESP- BS), from 2014 to 2018. The research uses a documentary,
descriptive-analytical approach, and data was collected through the official application for
enrollment cancellation, the institutional database, and the Evasion Questionnaire used by the
campus’ Undergraduate Office. In the cancellation requests, it was possible to collect
students’ personal data, such as personal data, such as year of admission, course, year of
dropout, and enrollment number, in addition to obtaining the reasons, informed by the
students, which led them to cancel their enrollment. Data on students who were dismissed by
the institution due to non-compliance with the regulations in place was obtained from
UNIFESP’s academic database. This data was entered into an Excel® spreadsheet for
analysis. For the data obtained by the Evasion Questionnaire, an electronic form was created
on Google platform (Google Forms) to add the responses, allowing them to be stored and
organized in an automatically generated spreadsheet. All data was analyzed and classified
using content analysis technique. It was possible to verify that issues related to the situation
of education in Brazil, personal issues of adaptation and identification with the course, and
financial issues, in addition to non- compliance with the college’s regulations, stood out as the
main reasons for dropping out within the researched time frame. The analysis and
understanding of the reasons for drop-out present aspects that can help the management of
undergraduate courses and the campus create strategies and make decisions, thus
implementing actions that aim at identifying the reasons and minimizing the occurrence of
dropouts in undergraduate courses in the health sciences at UNIFESP-BS