O brincar como direito da criança no ambiente hospitalar: um caminho de enfrentamento à internação

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Data
2021-11-17
Autores
Oliveira, Beatriz Mendes de [UNIFESP]
Orientadores
Bertuol, Carla [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
Esta monografia reflete sobre a temática do brincar enquanto direito da criança hospitalizada e potencial caminho de enfrentamento da condição de hospitalização, o qual se desdobra também na promoção de bem-estar no âmbito da internação, decorrente da interação, possibilidade de expressão, convivência e diversão. Seu objetivo primário é ressaltar a importância de se assegurar o brincar enquanto direito da criança internada, e como meio de promoção de saúde diante da internação. Vale-se de considerar, que o brincar promove também a ressignificação do cenário de internação e processo saúde-doença, visto que é um ato universal, que pode proporcionar o exercício do protagonismo da criança enquanto envolvida na brincadeira. Para realizar essa reflexão, parte-se do contexto de uma enfermaria pediátrica do SUS, de um hospital do município de Santos, por meio da atuação do Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde da Criança da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Baixada Santista, unido ao estudo realizado do livro Amar e Brincar – Fundamentos Esquecidos do Humano – do patriarcado à democracia, de Humberto R. Maturana. O trabalho busca a articulação com referências que abordam historicamente o brincar enquanto direito e enquanto ato fundamental para o desenvolvimento da criança; e com a análise retrospectiva da prática do brincar no hospital; é válido salientar, que espera-se aqui registrar e constatar a eficácia gradual do efeito da garantia do direito de brincar em um cenário marcante de incertezas, temores, como o da hospitalização na infância, trazendo consigo, concomitantemente a possibilidade de mudança de perspectiva desse momento vivido em um hospital, assim como um ambiente mais humanizado para pacientes, no caso, as crianças e seus acompanhantes.
This monograph reflects the theme of playing as a law of hospitalized children and a potential way of coping with the condition of hospitalization, which also unfolds in the promotion of well-being within the hospital, resulting from interaction, the possibility of expression, coexistence, and fun. Its primary objective is to emphasize the importance of ensuring playing as a law of the hospitalized child, and as a means of promoting health in the face of hospitalization. It is worth considering that playing also promotes the redefinition of the hospitalization scenario and the health-disease process, as it is a universal act, which can provide the child with the exercise of protagonism while involved in the game. To carry out this reflection, we start from the context of a pediatric ward of SUS, a hospital in the city of Santos, through the performance of the Tutorial Education Program (PET) Child Health at the Federal University of São Paulo - UNIFESP - Campus Baixada Santista, mutually with the study of the book Love and Play – Forgotten Fundamentals of Humanity – from patriarchy to democracy, by Humberto R. Maturana. The work seeks to articulate with references that historically address playing as a law and as a fundamental action for the child's development, and with the retrospective analysis of the practice of playing in the hospital; It is worth noting that it is expected here to register and verify the progressive effect of guaranteeing the law to play in a highlighted scenario of uncertainties, fears, such as hospitalization in childhood, bringing with it, at the same time, the possibility of changing the perspective of this moment lived in a hospital, as well as a more humanized environment for patients, in this case, children and their caregivers.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Beatriz Mendes de. O brincar como direito da criança no ambiente hospitalar: um caminho de enfrentamento à internação. 2021. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.
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