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Análise da satisfação do usuário em relação a cadeira de rodas e serviços relacionados da região Metropolitana da Baixada Santista

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Dissertação - Haidar Tafner Curi_SR.pdf (4.973Mb)
Date
2021-09-10
Author
Curi, Haidar Tafner [UNIFESP]
Metadata
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Abstract
O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação de pessoas com deficiência sobre a cadeira de rodas e serviços relacionados. Trata-se de um estudo transversal, comparativo e de abordagem quantitativa. Quarenta e três usuários de CR da Região Metropolitana da Baixada Santista responderam a um questionário sociodemográfico e a Avaliação de Satisfação com Tecnologia Assistiva do Usuário de Quebec (B-Quest). Os usuários (n=43) apresentaram estar “mais ou menos satisfeitos’’ com os aspectos da CR (3,41) e ‘’pouco satisfeitos’’ com os serviços (2,80). Foi observado maior satisfação em relação às CR monobloco (3,69, p=0,015) e motorizada (3,93, p= 0,008) em comparação a CR acima de 90Kg (2,66). Os usuários de CR apresentaram maior satisfação em relação ao serviço privado (3,14, p = 0,012) em comparação ao serviço público (2,28). Os três aspectos mais importantes declarados pelos usuários foram ''segurança '' (n= 25, 59,5%), ''conforto'' (n= 23, 54,8%) e ''durabilidade'' (n= 23, 54,8%). Um dos maiores desafios da região é aumentar a conscientização de todas as partes envolvidas sobre as 8 etapas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde na prestação de CR. Palavras chaves: cadeira de rodas; serviços de saúde; saúde pública; tecnologia assistiva
 
The aim of this study was to evaluate the level of satisfaction of people with disabilities about wheelchair and related services. This is a cross-sectional, comparative study with a quantitative approach. Forty-three wheelchair users (WC) from the Metropolitan Region of Baixada Santista answered a sociodemographic questionnaire and the Quebec Assistive Technology User Satisfaction Assessment (B-Quest). The users (n=43) were "more or less satisfied" with the aspects of the wheelchair (3.41) and "not very satisfied" with the services (2.80). It was observed higher satisfaction in relation to the rigid frame wheelchairs (3.69, p=0.015) and powered wheelchairs (3.93, p= 0.008) in comparison to wheelchairs above 90Kg (2.66). The WC users showed higher satisfaction towards private service (3.14, p = 0.012) compared to public service (2.28). The three most important aspects stated by users were ''safety'' (n= 25, 59.5%), ''comfort'' (n= 23, 54.8%) and ''durability'' (n= 23, 54.8%). One of the biggest challenges in the region is to increase the awareness of all parties involved about the 8 steps recommended by the World Health Organization in the provision of CR. Key words: wheelchair; health services; public health; assistive technology
 
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62418
Collections
  • PPG - Interdisciplinar em Ciências da Saúde [499]

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