Análise da satisfação do usuário em relação a cadeira de rodas e serviços relacionados da região Metropolitana da Baixada Santista
Date
2021-09-10Author
Curi, Haidar Tafner [UNIFESP]
Advisor
Silva, Maria Stella Peccin da [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
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Analysis of user satisfaction in relation to wheelchairs and related services in the Baixada Santista Metropolitan region ’’Abstract
O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação de pessoas com deficiência
sobre a cadeira de rodas e serviços relacionados. Trata-se de um estudo transversal,
comparativo e de abordagem quantitativa. Quarenta e três usuários de CR da Região
Metropolitana da Baixada Santista responderam a um questionário sociodemográfico
e a Avaliação de Satisfação com Tecnologia Assistiva do Usuário de Quebec (B-Quest).
Os usuários (n=43) apresentaram estar “mais ou menos satisfeitos’’ com os aspectos
da CR (3,41) e ‘’pouco satisfeitos’’ com os serviços (2,80). Foi observado maior
satisfação em relação às CR monobloco (3,69, p=0,015) e motorizada (3,93, p= 0,008)
em comparação a CR acima de 90Kg (2,66). Os usuários de CR apresentaram maior
satisfação em relação ao serviço privado (3,14, p = 0,012) em comparação ao serviço
público (2,28). Os três aspectos mais importantes declarados pelos usuários foram
''segurança '' (n= 25, 59,5%), ''conforto'' (n= 23, 54,8%) e ''durabilidade'' (n= 23, 54,8%).
Um dos maiores desafios da região é aumentar a conscientização de todas as partes
envolvidas sobre as 8 etapas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde na
prestação de CR. Palavras chaves: cadeira de rodas; serviços de saúde; saúde pública;
tecnologia assistiva The aim of this study was to evaluate the level of satisfaction of people with disabilities
about wheelchair and related services. This is a cross-sectional, comparative study with
a quantitative approach. Forty-three wheelchair users (WC) from the Metropolitan
Region of Baixada Santista answered a sociodemographic questionnaire and the
Quebec Assistive Technology User Satisfaction Assessment (B-Quest). The users (n=43)
were "more or less satisfied" with the aspects of the wheelchair (3.41) and "not very
satisfied" with the services (2.80). It was observed higher satisfaction in relation to the
rigid frame wheelchairs (3.69, p=0.015) and powered wheelchairs (3.93, p= 0.008) in
comparison to wheelchairs above 90Kg (2.66). The WC users showed higher satisfaction
towards private service (3.14, p = 0.012) compared to public service (2.28). The three
most important aspects stated by users were ''safety'' (n= 25, 59.5%), ''comfort'' (n=
23, 54.8%) and ''durability'' (n= 23, 54.8%). One of the biggest challenges in the region
is to increase the awareness of all parties involved about the 8 steps recommended by
the World Health Organization in the provision of CR. Key words: wheelchair; health
services; public health; assistive technology