O uso de noticiários para trabalhar conceitos de Estatística na Educação Básica
Fecha
2021-01-11Autor
Dias, Gisele Pampanini [UNIFESP]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O Ensino de Estatística foi incorporado oficialmente à estrutura curricular da disciplina
de Matemática com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1998 e 2000.
Infelizmente, é comum o ensino se limitar às definições de conceitos estatísticos e aos
exercícios de aplicações diretas, ou seja, o aprendizado do aluno fica fragmentado, o que ele
aprende não se conecta com a realidade, além de ficar restrito à sala de aula. Assim, esta
dissertação reflete sobre o uso de noticiários com o objetivo de estabelecer uma conexão
com cotidiano e promover o letramento estatístico. Para isso, foram realizadas leituras
de educadores estatísticos, como MOORE (1997), GAL (2000), BEN-ZVI e GARFIELD
(2004), WATSON (2006), a fim de ponderar quais são as perspectivas, por eles defendidas,
para a Estatística da Educação Básica e o uso de noticiários pelos docentes. Posterior mente, verificou-se documentos governamentais, como a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), para análise do que se espera da unidade Estatística da disciplina de Matemática
e a indicação de meios de comunicação de massa como suporte didático. Depois, elegeu-se
uma turma para aplicação de uma sequência didática de estatística com uso de noticiários,
sendo realizado: verificação do material didático utilizado para conferir o que está ao
alcance do professor e, uma proposta de sequência didática descrita, aula a aula, para
motivar os professores a trabalharem com noticiários. Observou-se que os educadores
estatísticos definem como “letrado estatisticamente” aquele que analisa dados estatísticos
dos noticiários de forma crítica, que os documentos governamentais orientam o uso de
noticiários para todas as disciplinas e que os alunos demonstraram interesse pela atividade
desenvolvida. Assim, tem-se que o uso de noticiários pode auxiliar no desenvolvimento
das aulas de Estatística da Educação Básica, além de promover o protagonismo do aluno. The Teaching of Statistics was officially incorporated into the curricular structure of the
subject of Mathematics with the publication of the National Curriculum Parameters in
1998 and 2000. Unfortunately, it is common for teaching to be limited to definitions of
statistical concepts and exercises in direct applications, or that is, the student’s learning
is fragmented, what he learns is not connected with reality, besides being restricted to
the classroom. Thus, this dissertation reflects on the use of news in order to establish
a connection with everyday life and promote statistical literacy. For this, readings were
carried out by statistical educators, such as MOORE (1997), GAL (2000), BEN-ZVI
and GARFIELD (2004), WATSON (2006), in order to ponder what are the perspectives,
defended by them, for the Basic Education Statistics and the use of news by teachers.
Subsequently, government documents, such as the National Common Curricular Base
(BNCC), were verified for analysis of what is expected from the Statistics unit of the
Mathematics discipline and the indication of mass media as didactic support. Then, a
class was chosen to apply a didactic sequence of statistics using newscasts, being carried
out: verification of the didactic material used to check what is within the reach of the
teacher and, a proposed didactic sequence described, class by class, to motivate teachers to
work on news. It was observed that statistical educators define as “ statistically literate ”
the one who critically analyzes statistical data from the news, that government documents
guide the use of news for all disciplines and that students have shown interest in the
activity developed. Thus, it is clear that the use of news can assist in the development of
Basic Education Statistics classes, in addition to promoting the student’s role