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dc.contributor.authorLei, Anni
dc.contributor.authorRoswell, Maria Carolina Rocha
dc.contributor.authorSousa, Paolla Raissa Rocha de
dc.contributor.authorDomingos, Rafaela Caroline
dc.contributor.authorMaliverni, Andréa Cristina de Moraes
dc.contributor.authorCarvalheira, Gianna Maria Griz [UNIFESP]
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-01T11:22:53Z
dc.date.available2021-12-01T11:22:53Z
dc.date.issued2019-11-01
dc.identifier.citationLEI, A.; ROSWELL, M. C. R.; SOUSA, P. R. R.; DOMINGOS, R. C.; MALIVERNI, A. C. M.; CARVALHEIRA, G. M. G. Meu filho com Prader Willi: informando e educando por meio de uma história em quadrinhos. São Paulo: Gianna Maria Griz Carvalheira, 2019. 17 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62378
dc.description.abstractIntrodução: A síndrome de Prader-Willi (SPW) é uma doença genética rara, causada por alterações na região 15q11-q13. Nessa região, os genes maternos não são expressos devido ao silenciamento por Imprinting Genômico. A maioria dos pacientes com SPW apresenta uma deleção na região 15q11-q13 do cromossomo 15 paterno. Como esta região no cromossomo materno não é expressa, ocorre a perda da função dos genes desta região. Dessa forma, indivíduos portadores da SPW apresentam manifestações clínicas, as quais impactam tanto em sua qualidade de vida quanto na vida de seus cuidadores. Objetivos: 1. Informar sobre a SPW utilizando uma história em quadrinhos, destacando a importância da adesão ao tratamento, e 2. Divulgar nos ambientes estudantis os principais sinais clínicos da SPW para que os próprios familiares e educadores possam reconhecer e identificar precocemente a SPW. Materiais e MécccResultados Esperados: Espera-se que a história em quadrinhos, disponibilizada no Centro De Genética Médica “Dr. Decio Brunoni”, e na Escola Paulistinha de Educação, ambos da Unifesp, possa auxiliar no reconhecimento precoce da SPW bem como na adesão ao tratamento pelas famílias. Espera-se que, com esse material, a síndrome de Prader-Willi e seus sinais sejam de fácil reconhecimento, melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos. Como atividades futuras, pretende-se elaborar um questionário para mensurar a eficácia e a pertinência do projeto na aquisição de conhecimento pelos familiares e cuidadores.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGianna Maria Griz Carvalheirapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSíndrome genética, Imprinting Genômico, educação em saúde, deleção 15q11-q13.pt_BR
dc.titleMeu filho com Prader Willi: informando e educando por meio de uma história em quadrinhospt_BR
dc.title.alternativeMy son with Prader-Willi: a cartoonpt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
unifesp.campusEscola Paulista de Enfermagem (EPE)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2792461820772788pt_BR
unifesp.graduacaoEnfermagempt_BR


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