Qualidade de vida em crianças e adolescentes usuários de próteses auditivas

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Data
2021-12-03
Autores
Andrade, Maria Cecilia Di Maio [UNIFESP]
Orientadores
Martinelli, Maria Cecília [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
Introdução: Os ritmos de aprendizagem e de desenvolvimento variam entre diferentes crianças, e aquelas com perda auditiva tendem a apresentar maiores dificuldades nessa empreitada, quando comparadas às outras. Objetivo: Avaliar e comparar a qualidade de vida de crianças e adolescentes usuários de próteses auditivas na perspectiva deles e de seus pais ou cuidadores e investigar a presença de correlações das pontuações do questionário PedsQL aplicado aos pais e aos responsáveis com: tempo de terapia fonoaudiológica, escolaridade do responsável, nível socioeconômico familiar, tempo de uso diário dos dispositivos de amplificação sonora, grau da perda auditiva, Índice Percentual de Reconhecimento de Fala, e Índice de Inteligibilidade de Fala com e sem próteses auditivas. Método: A amostra foi composta por 17 crianças com perda auditiva neurossensorial de graus variados, acompanhadas por no mínimo um de seus responsáveis. Foi realizada uma entrevista virtual inicial sobre a história clínica e a aplicação do instrumento Critério Brasil de Avaliação Econômica, além do registro de informações contidas em prontuário sobre diagnóstico e adaptação de próteses auditivas. Foi realizada a aplicação virtual do questionário Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQLTM 4.0). Os resultados foram analisados estatisticamente. Resultados: Não houve diferença entre a percepção de qualidade de vida das crianças e de seus cuidadores. Foram encontradas correlações positivas entre o IPFR e o valor obtido no aspecto social na aplicação do instrumento às crianças e no valor de SII com próteses auditivas e no aspecto atividade escolar na aplicação do instrumento aos cuidadores. Foram encontradas correlações negativas entre a escolaridade do responsável 1 e o aspecto social, e entre o estrato socioeconômico e a capacidade física, o aspecto emocional, a atividade escolar, a subescala saúde psicossocial, a subescala saúde física e o escore total na aplicação do instrumento às crianças. Conclusão: Há semelhança ao comparar a avaliação da qualidade de vida realizada pelas crianças e jovens e a avaliação realizada por seus responsáveis. Fatores como reconhecimento de fala, audibilidade com próteses auditivas, escolaridade dos cuidadores e nível socioeconômico impactam nos resultados de qualidade de vida dessa população. O público avaliado sofre efeitos sobretudo emocionais e sociais na qualidade de vida e merece um olhar cuidadoso dos reabilitadores no que diz respeito a esses aspectos. Descritores: Perda auditiva. Crianças e adolescentes. Auxiliares de audição. Qualidade de vida.
Introduction: The learning and development rhythms vary between different children, and those with hearing impairment tend to have greater difficulties in this endeavor when compared to others. Objective: Evaluate and compare the quality of life of children and adolescents using hearing aids from the perspective of them and their parents or caregivers and investigate the presence of correlations between the scores of the PedsQLTM 4.0 questionnaire applied to parents and guardians with: length of speech therapy, parent's education, family socioeconomic status, time of daily use of sound amplification devices, degree of hearing loss, Word Recognition Score, and Speech Intelligibility Index with and without hearing aids. Method: The sample consisted of 17 children with sensorineural hearing loss of varying degrees, accompanied by at least one of their guardians. An initial virtual interview was carried out on the clinical history and application of the Critério Brazil for Economic Assessment instrument, in addition to recording information contained in medical records on the diagnosis and fitting of hearing aids. A virtual application of the Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQLTM 4.0) questionnaire was performed. The results were analyzed statistically. Results: There was no difference between the perception of quality of life of children and their caregivers. Positive correlations were found between the IPFR and the value obtained in the social aspect in applying the instrument to children and in the value of SII with hearing aids and in the aspect of school activity in applying the instrument to caregivers. Negative correlations were found between caregiver 1's education and social aspect, and between socioeconomic strata and physical capacity, emotional aspect, school activity, psychosocial health subscale, physical health subscale and total score in the application of the instrument the children. Conclusion: There is similarity when comparing the assessment of quality of life carried out by children and young people and the assessment carried out by their guardians. Factors such as speech recognition, audibility with hearing aids, caregivers' education and socioeconomic level impact the quality of life results of this population. The evaluated public suffers mainly emotional and social effects on the quality of life and deserves a careful look from rehabilitators regarding these aspects. Keywords: Hearing Loss. Toddlers and adolescents. Hearing aids. Quality of life.
Descrição
Citação
ANDRADE, M. C. M. Qualidade de vida em crianças e adolescentes usuários de próteses auditivas. São Paulo, 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.
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