• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Fonoaudiologia
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • Fonoaudiologia
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O professor do ensino regular e o transtorno do espectro autista: revisão integrativa

View/Open
Artigo Principal (463.7Kb)
Date
2021-12
Author
Sousa, Priscila Batista [UNIFESP]
Metadata
Show full item record
Abstract
A Política Nacional de Educação Especial (PNEE) propõe que a inclusão deve permitir o desenvolvimento e a inclusão social, acadêmica, cultural e profissional do educando, valorizando suas singularidades e diferenças. Considerando o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se caracteriza por um desenvolvimento atípico do cérebro, resultando em prejuízos severos nas áreas de comunicação, socialização e comportamento, a Lei no 12.764, de 27 de dezembro de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Para tanto, os serviços educacionais devem dar suporte tanto aos professores em suas práticas pedagógicas, quanto às famílias. Se forem observadas necessidades de equipe multidisciplinar, a escola deve estabelecer contato com profissionais externos que possam apoiar o atendimento a esses alunos. Com base no exposto, faz-se necessário refletir sobre como é concebida a escolarização da criança com TEA, partindo do olhar do professor, que atua diretamente com as demandas dessa população. Objetivo: caracterizar as percepções dos professores do ensino regular frente ao aluno com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Inicialmente foi elaborada uma pergunta norteadora; que motivou a busca da amostragem na literatura. Em seguida foi feita a análise crítica dos estudos incluídos; discussão dos resultados culminando na apresentação da revisão integrativa (Souza; Silva; Carvalho, 2014). A busca de artigos foi feita na base de dados da SciELO e LILACS. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em português no período de 2010 a 2021, com conteúdo completo disponível para a análise e que contenham em seus respectivos títulos ou resumos as seguintes palavras-chave: percepções, concepções, ideias, experiências, visão, crenças e professores. Foram excluídos os artigos repetidos e cujo conteúdo não estivesse disponível na íntegra. Foram incluídos 13 artigos. Resultados: Em busca primária foram localizados 245 estudos nas bases de dados eletrônicas LILACS, SciELO e revistas científicas. Foram incluídos 6 artigos da base LILACS, 4 artigos da base de dados SciELO e 3 artigos de revistas científicas, totalizando 13 estudos. Após análise e filtragem conforme os critérios pré estabelecidos para este estudo, restaram 13 artigos. A literatura apontou 4 aspectos de percepções de professores frente ao aluno com Transtorno do Espectro Autista, que puderam ser categorizados em 4 grandes temas. Conclusão: Verificou-se que as percepções dos docentes evidenciam sentimentos de frustração, insegurança, desamparo, medo, culpa e baixo senso de autoeficácia em virtude do escasso conhecimento sobre o TEA, além da falta de apoio multidisciplinar e formação precária sobre o assunto.
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62363
Collections
  • Fonoaudiologia [61]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV