• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado (LAPEAEE)
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado (LAPEAEE)
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
This article analyzes factors that have contributed to a successful transition from early childhood education to cycle I of elementary school in a public school experienced by two deaf children. Both were literate and approved with satisfactory results. The result of an ethnographic study is based on the contributions of Thomas Csordas, Erving Goffman and Annemarie Mol to elucidate how the interaction between teachers and interpreters of the Brazilian Language of Signals made it possible to record scenes in which an inclusive dynamic was established. The recording of scenes allowed to collect face-to-face interactions and an inclusive pedagogy was carried out with strategies that showed the relevance of LIBRAS and the singular presence of a deaf teacher in the process. Este artículo analiza factores que contribuyeron a una exitosa transición de la educación infantil para el ciclo I de la enseñanza fundamental de una escuela pública, vivida por dos niños sordos. Ambas fueron alfabetizadas y aprobadas con resultados satisfactorios. El resultado de estudio etnográfico el análisis realizado se basa en las contribuciones de Thomas Csordas, Erving Goffman y Annemarie Mol para elucidar cómo la interacción entre profesoras e intérpretes de la Lengua Brasileña de Señales posibilitó registrar escenas en las cuales una dinámica inclusiva se estableció. El registro de escenas permitió recoger interacciones cara a cara y una pedagogía inclusiva fue llevada a cabo con estrategias que mostraron la relevancia de la LIBRAS y la presencia singular de un profesor sordo en el proceso. (272.9Kb)
Data
2019-10-01
Autor(a)
Freitas, Marcos Cezar de
Araujo, Nina Rosa Silva de
Tipo
Artigo
DOI
https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662
Metadado
Mostrar registro completo
Titulo Alternativo
Report of experience with deaf children in the public school: the strategic importance of the Sign Language
Resumo
Este artigo analisa fatores que contribuíram para uma bem sucedida transição da educação infantil para o ciclo I do ensino fundamental de uma escola pública, vivenciada por duas crianças surdas. Ambas foram alfabetizadas e aprovadas com resultados satisfatórios. Resultado de estudo etnográfico a análise feita se baseia nas contribuições de Thomas Csordas, Erving Goffman e Annemarie Mol para elucidar como a interação entre professoras e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais possibilitou registrar cenas nas quais uma dinâmica inclusiva se estabeleceu. O registro de cenas permitiu coletar interações face a face e uma pedagogia inclusiva foi levada a efeito com estratégias que mostraram a relevância da LIBRAS e a presença singular de um professor surdo no processo.
 
This article analyzes factors that have contributed to a successful transition from early childhood education to cycle I of elementary school in a public school experienced by two deaf children. Both were literate and approved with satisfactory results. The result of an ethnographic study is based on the contributions of Thomas Csordas, Erving Goffman and Annemarie Mol to elucidate how the interaction between teachers and interpreters of the Brazilian Language of Signals made it possible to record scenes in which an inclusive dynamic was established. The recording of scenes allowed to collect face-to-face interactions and an inclusive pedagogy was carried out with strategies that showed the relevance of LIBRAS and the singular presence of a deaf teacher in the process.
 
Citação
Freitas, Marcos Cezar de; Araujo, Nina Rosa Silva de. Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais. Horizontes, Itatiba, v. 37, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662. Acesso em: 30 nov. 2021.
Palavras-chave
Crianças surdas, LIBRAS, alfabetização.
Deaf children, LIBRAS, literacy
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62339
Coleções
  • Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado (LAPEAEE) [15]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosPor data de submissãoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosPor data de submissão

Minha conta

Entrar

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato
Theme by 
Atmire NV