Estratégia de maximização do valor ao acionista: uma análise das empresas Embraer S.A e Vale S.A (2000-2018)

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Data
2020-10-21
Autores
Rufino, Maiara Sarmento [UNIFESP]
Orientadores
Carvalho, André Roncaglia de [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
Em consonância com os diversos estudos sobre o fenômeno da financeirização, a teoria da Maximização de Valor ao Acionista (MVA) – como princípio de governança corporativa a partir das décadas de 1970 e 1980 pelas corporações – passou a ser amplamente investigada por teóricos e pesquisadores. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo investigar se a empresa Embraer S.A adotou uma estratégia de MVA entre os anos de 2000 a 2018 quando comparada com uma amostra de empresas e com a Vale S.A. Para esta investigação o presente trabalho apoiou-se na metodologia utilizada pelos autores Belluzzo e Sarti (2019), que analisaram indicadores financeiros derivados do balanço da empresa Vale S.A e os compararam com os mesmos indicadores de uma amostra de 35 setores da economia com objetivo de entender se a empresa vinha adotando uma estratégia de MVA. Os resultados da aplicação da metodologia à empresa Embraer S.A sinalizaram, em grande parte da análise, que a empresa não adotou uma estratégia financeirizada.
In line with the various studies on the phenomenon of financialization, the theory of Maximizing Shareholder Value (MVA) - as a principle of corporate governance from the 1970s and 1980s by corporations - has come to be widely investigated by theorists and researchers. In this sense, this work aimed to investigate whether the company Embraer SA adopted an MVA strategy between the years 2000 to 2018 when compared with a sample of companies and with Vale SA For this investigation the present work was supported by the methodology used by authors Belluzzo and Sarti (2019), who analyzed financial indicators derived from the balance sheet of the company Vale SA and compared them with the same indicators from a sample of 35 sectors of the economy in order to understand whether the company had been adopting an MVA strategy. The results of applying the methodology to the company Embraer S.A signaled, in large part of the analysis, that the company did not adopt a financialized strategy.
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