Show simple item record

dc.contributor.advisorPompeia, Sabine [UNIFESP]
dc.contributor.authorKojima, Robson Koiti
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-29T14:56:32Z
dc.date.available2021-10-29T14:56:32Z
dc.date.issued2021-07-29
dc.identifier.citationKOJIMA, R. K. Internalizing and externalizing problems in early adolescents: relationships with puberal development and socioeconomic factors. São Paulo, 2021. 91 p. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62158
dc.description.abstractNeste estudo transversal, que usou Partial Least Squares Path Modeling, investigamos se os problemas de internalização e externalização, medidos pelas avaliações dos pais no Child Behavioral Checklist, em 253 (146 meninas) com desenvolvimento típico de adolescentes jovens (9-15 anos) estavam mais associados com o nível socioeconômico (NSE) ou riscos socioeconômicos e se esses efeitos eram mediados pelo status puberal (corrigido para a idade) ou tempo da puberdade (status puberal em relação aos pares da mesma idade), fatores de desenvolvimento conhecidos por se relacionarem com ambos os SES e saúde mental. Tanto o SES quanto o risco socioeconômico foram avaliados por meio de fatores latentes. O fator NSE formado pelas medidas de escolaridade média dos pais, poder de compra (ABEP), status social (Hollingshead) e prestígio ocupacional (Salata); e o fator de risco SES formado por medidas de escolaridade média dos pais, renda abaixo da linha da pobreza e uso de ajuda do governo (Bolsa Família e / ou Sistema Único de Saúde). O único efeito que atingiu um tamanho de efeito médio foi que os sintomas de internalização em meninas foram relacionados positivamente ao estado puberal. Assim, o avanço puberal parece ser um importante impulsionador de aumentos nos problemas de internalização em meninas.pt_BR
dc.description.abstractIn this cross-sectional study, which used Partial Least Squares Path Modeling, we investigated whether internalizing and externalizing problems, measured by parental ratings in the Child Behavioral Checklist, in 253 (146 girls) typically developing early adolescents (9-15 year-olds) were more associated with socioeconomic status (SES) or SES risks and if these effects were mediated by either pubertal status (corrected for age) or pubertal timing (pubertal status relative to same age peers), developmental factors known to relate to both SES and mental health. Both SES and risk measures were assessed using latent factors. The SES factor formed by the measures of parents' average level of education, purchasing power (ABEP), social status (Hollingshead) and occupational prestige (Salata); and the SES risk factor formed by measures of parents' average level of education, income below the poverty line and use of government aid (Bolsa Família and / or Unified Health System). The only effect that reached a medium effect size was that internalizing symptoms in girls were positively related to pubertal status. Thus, pubertal advancement seems to be an important driver of increases in internalizing problems in girls.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.format.extent91 f.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSocioeconomic statusen
dc.subjectSocioeconomic risken
dc.subjectInternalizing and externalizing problemsen
dc.subjectPubertyen
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectNível socioeconômicopt_BR
dc.subjectRisco socioeconômicopt_BR
dc.subjectProblemas internalizantes e externalizantespt_BR
dc.subjectPuberdadept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.titleInternalizing and externalizing problems in early adolescents: relationships with puberal development and socioeconomic factorsen
dc.title.alternativeProblemas internalizantes e externalizantes em jovens adolescentes: relações com o desenvolvimento puberal e fatores socioeconômicospt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo - UNIFESPpt_BR
dc.description.sponsorshipID88882.330616/2019-01pt_BR
unifesp.campusEscola Paulista de Medicina (EPM)pt_BR
unifesp.graduateProgramPsicobiologiapt_BR
unifesp.knowledgeAreaNeuropsicologiapt_BR
unifesp.researchAreaNeuropsicologia, Psicologiapt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9563976912895669pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7010761150041393pt_BR
dc.contributor.advisor-coMiranda, Monica Carolina
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9118075016908696pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record