Análise de controles internos de Capex e Opex para o reconhecimento de ativos intangíveis gerados internamente em uma empresa de tecnologia

Imagem de Miniatura
Data
2019-11-22
Autores
Maximo, Bruna de Oliveira [UNIFESP]
Orientadores
Saporito, Antonio [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi demonstrar a importância de controles internos para classificação dos dispêndios em Capex ou Opex. Foi realizado um estudo de caso em uma multinacional de tecnologia, em que parte considerável dos ativos são gerados internamente. Os métodos adotados foram: análise bibliográfica, estratégia de coleta de dados, entrevista e pesquisa-ação. Por meio do levantamento do cenário anterior foi possível identificar possibilidades de melhorias, em que a mais relevante era a inserção do departamento contábil no fluxo de avaliação para uma classificação mais adequada dos dispêndios incorridos pela companhia. A ausência de controles internos para avaliação dos dispêndios, implicava no não reconhecimento de ativos intangíveis, assim sendo considerados como Opex. Com a implantação dos controles internos, propostos com base neste trabalho, a companhia identificou novas oportunidades de capitalização, como de parte da folha de pagamento alocada no desenvolvimento de projetos internos e na revisão de gastos com fornecedores, resultando assim em um montante de 2,3 MM (milhões) para o ano de 2019, o que contribuiu para a valoração do seu patrimônio e tornou seu resultado do exercício mais favorável, estando em compliance com os normativos internos e externos. Como sugestões para pesquisas futuras, aplicar este estudo em empresas de ramos que não de tecnologia e realizar um estudo quantitativo do ativos intangíveis para os preços das ações de empresas do ramo de tecnologia.
The purpose of this research was to demonstrate the importance of internal controls for Capex or Opex resource classification. A case study was conducted in a technology multinational, in which part of the assets are internally generated.The methods adopted were: bibliographic analysis, data collection strategy, interview and action research. Through the survey of the previous scenario, it was possible to identify the improvements, in which it was more relevant to include the accounting department in the valuation flow for a more appropriate classification of the incorrect expenditure by the company.The absence of internal controls to evaluate devices implies non-recognition of intangible assets, being considered as Opex. With the implementation of internal controls, proposed based on this work, one company identified new capitalization opportunities, as part of the payroll allocated in the development of internal projects and review of supplier expenses, resulting in a value of 2.3 MM (million) for 2019, which contributed to the appreciation of its equity and resulted in its most favorable exercise, observing compliance with internal and external regulations. As suggestions for future research, apply this study to non-technology companies and conduct a quantitative study of intangible assets for technology company stock prices.
Descrição
Citação