• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado (LAPEAEE)
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado (LAPEAEE)
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

De diagnósticos e prognósticos: laudos na configuração de muitas experiências de escolarização

Thumbnail
Visualizar/Abrir
DE DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS.pdf (184.4Kb)
Data
2019
Autor(a)
de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]
Garcia, Eduardo de Campos
Tipo
Artigo
DOI
10.1590/198053146328
Metadado
Mostrar registro completo
Titulo Alternativo
Diagnostics and prognostics: reports on the configuration of many experiences of schooling
Resumo
Este artigo analisa o tema dos laudos médicos na configuração de experiências de escolarização. Trata-se de um tema muito presente desde o início do século XXI, associado à produção de diagnósticos individuais, como a indicação da dislexia ou do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade para explicar o fracasso escolar. Com base em pesquisas realizadas nos últimos anos, o presente estudo analisa criticamente como o tema da patologização da vida escolar é mais abrangente. Essa maior abrangência diz respeito à presença histórica dos laudos em experiências de segregação escolar. E não é somente questão histórica. No atual cenário, a escolarização de crianças com deficiência ou cronicamente enfermas é marcada pela subordinação dos argumentos pedagógicos à lógica estigmatizante dos laudos.
 
This article examines the topic of medical reports on the experiences of schooling. This topic has been widely discussed since the beginning of the 21st century, associated with the production of individual diagnoses, such as the indication of dyslexia or attention deficit/ hyperactivity disorder, to explain school failure. Based on surveys conducted in recent years, this study critically examines the theme of pathologizing school life as more comprehensive. This greater inclusiveness concerns the historical presence of reports on experiences of school segregation. And, it is not just a matter of history. In the current scenario, the schooling of disabled or chronically ill children is marked by the subordination of pedagogical arguments to the stigmatizing logic of the reports.
 
Citação
FREITAS, Marcos Cezar de; GARCIA, Eduardo de Campos. De diagnósticos e prognósticos: laudos na configuração de muitas experiências escolarização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 173, p. 316-340, jul./set. 2019. https://doi.org/10.1590/198053146328
Palavras-chave
Escolarização
Deficiências
Fracasso Escolar
Dislexia
Schooling
Deficiencies
School Failure
Dyslexia
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62133
Coleções
  • Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado (LAPEAEE) [15]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosPor data de submissãoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosPor data de submissão

Minha conta

Entrar

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato
Theme by 
Atmire NV