Laboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado (LAPEAEE)

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    Acesso aberto (Open Access)
    A PRESENÇA DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TEA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONTRADIÇÕES NA OFERTA DE SERVIÇOS TERAPÊUTICOS
    (Universidade de Blumenau, 2023-11-22) Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]; Gonçalves, Raelen Brandino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    The article shares results of ethnographic research that analyzed contradictions in the ways of using the categories disability and diversity in the schooling of children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Addressed the growing offer of therapeutic services for students diagnosed with ASD within the scope of Public Education Networks in the cities of São Paulo and Guarulhos. It identified situations in which the presence of Therapeutic Attendants became an object of controversy, since this presence destabilized the principles of Inclusive Education. It found that there is an ongoing dynamic of appropriation of arguments related to neurodiversity. It concluded that the pedagogical silencing in relation to the theme can be analyzed with the concept of making disability that is developed and presented at the end
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    Restrito
    Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
    (Fundação Carlos Chagas, 2023-06-14) Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    O objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.
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    Acesso aberto (Open Access)
    O cansaço como nova categoria de análise para os estudos críticos da deficiência
    (EACH USP Revista de Estudos Culturais, 2019-02-20) Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    O artigo retoma as contribuições que os estudos culturais, os estudos feministas e a argumentação foucaultiana ofereceram à educação inclusiva,especialmente aos estudos críticos da deficiência. Acrescenta, também as contribuições de Byung-Chul Han que, com as categorias cansaço,positividade e performance, ampliou, com novas possibilidades críticas, o universo analítico desse campo
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    Acesso aberto (Open Access)
    PALAVRAS-CHAVE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    (SESC, 2020-12-12) Freitas, Marcos Cezar de; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    Este artigo analisa as palavras-chave com as quais, nos últimos quarenta anos, Educação Especial e Educação Inclusiva adquiriram diferentes perspectivas. Indica como as palavras acessibilidade, inclusão e diversidade foram ressignificadas e faz um inventário das palavras que a Educação Inclusiva não conservou das experiências de Educação Especial. Sugere, ao final, possibilidades para um novo uso e apropriação das palavras autonomia e interdependência. This article analyzes the keywords with which, in the last forty years, Special Education and Inclusive Education have acquired different perspectives. It indicates how the words accessibility, inclusion and diversity were reframed; it makes an inventory of the words that Inclusive Education did not keep from the experiences of Special Education. In the end, it suggests possibilities for a new use and appropriation of the words autonomy and interdependence.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Bolivian children in early childhood education in São Paulo: adaptation, vulnerabilities and tensions
    (Fundação Carlos Chagas - Cadernos de Pesquisa, 2015-07-04) Freitas, Marcos Cezar de; SIlva, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
    This article analyzes tense and contradictory aspects witnessed in a study of the adaptation of Bolivian children to early childhood education in public schools in Sao Paulo city. Analysis focuses on the complexity that permeates the relationship of these children with their teachers. Interactions between Bolivian children and other children were observed. Observation lasted two years and the information collected was recorded in a field diary. The ethnographic fieldwork was complemented by open interviews. The observation allowed understanding the meaning of being a foreigner in early childhood education in Sao Paulo city and the construction of stigmas associated with the production of difference as a disadvantage for the newly arrived children.