Search
Now showing items 1-4 of 4
Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais
(Horizontes, 2019-10-01)
Este artigo analisa fatores que contribuíram para uma bem sucedida transição da educação infantil para o ciclo I do ensino fundamental de uma escola pública, vivenciada por duas crianças surdas. Ambas foram alfabetizadas ...
O cansaço como nova categoria de análise para os estudos críticos da deficiência
(EACH USP Revista de Estudos Culturais, 2019-02-20)
O artigo retoma as contribuições que os estudos culturais, os estudos feministas e a argumentação foucaultiana ofereceram à educação inclusiva,especialmente aos estudos críticos da deficiência. Acrescenta, também as ...
De diagnósticos e prognósticos: laudos na configuração de muitas experiências de escolarização
(Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil), 2019)
Este artigo analisa o tema dos laudos médicos na configuração de experiências de escolarização. Trata-se de um tema muito presente desde o início do século XXI, associado à produção de diagnósticos individuais, como a ...
Inclusão educacional de crianças com deficiências: notas do chão da escola
(Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP, 2019)
O tema deste artigo é a inclusão de crianças com deficiência na educação pública. O problema de pesquisa apresentado tem origem nos debates sobre a vida escolar inclusiva e diz respeito às situações concretas que foram ...