Material didático de baixo custo como estratégia de ensino de Zoologia no Ensino Básico

Imagem de Miniatura
Data
2021-08-03
Autores
Nista, Jessyca de Oliveira [UNIFESP]
Orientadores
Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Considerando a importância de utilizar recursos didáticos como ferramentas de experimentação em Biologia, o presente trabalho visa apresentar uma estratégia alternativa ao ensino tradicional de Zoologia, muitas vezes baseado na memorização, por meio da produção de modelos didáticos de baixo custo e fácil acesso, com o intuito de apresentar uma alternativa a equipamentos de laboratório de custo elevado enquanto promove a interação social. Para isso, detalha em sua metodologia o passo a passo e desafios da produção dos artefatos e a importância da abordagem das temáticas em Zoologia no ambiente educacional. Como resultado, se mostra um material pautado no tempo evolutivo dos grupos de animais com caráter próximo a de um ensino por investigativo. O material desenvolvido pode oferecer ao professor um ambiente rico em material e levar os estudantes a refletir, discutir, ponderar e explicar o porquê de diversas características serem vinculadas a certos animais. Além disso, percebeu-se a dificuldade relacionada a produção de materiais didáticos que sejam adequados ao conteúdo programático e à metodologia, podendo acarretar um entrave para o desenvolvimento de novos projetos neste sentido. Ressaltou-se, ainda, a importância do desenvolvimento de metodologias ativas, como a proposta apresentada nesta tese.
Descrição
Citação