Análise histórica do ensino de ciências para alunos surdos.

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Data
2021-08-02
Autores
Souza, Luiz Alberto de [UNIFESP]
Orientadores
Zajac, Silvana [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
A partir da análise histórica do ensino de ciências para alunos surdos em salas especiais e turmas comuns é perceptível os avanços na área da educação inclusiva nos últimos anos no Brasil. Principalmente na comunidade surda que conquistou direitos importantes como o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais e também a presença de intérpretes nas salas de aulas. Saber ciências é garantir o acesso às informações importantes do conhecimento científico que permitem o crescimento individual e o fortalecimento da comunidade como um todo. Entretanto, ainda são muitos os desafios que os alunos surdos, pais, professores e demais profissionais do ambiente escolar enfrentam para conseguir aprender e ter acesso aos conhecimentos científicos. Com a pesquisa foi possível analisar os temas de interesse entre os pesquisadores e assim poder entender quais as dificuldades que a comunidade escolar encontra para oferecer um ensino de qualidade para os surdos e identificar as áreas que apresentam defasagem de estudos e necessitam de análises mais aprofundadas para o seu desenvolvimento. A quantidade de estudos e pesquisas para a educação de ciências para os surdos ainda é pequena no Brasil, mas a publicação de artigos nesta área está aumentando nos últimos anos. A carência de pesquisas na área de educação de ciências para os alunos surdos demonstra como ainda é preciso incentivar e investir na formação de professores que tenham interesse em desenvolver projetos específicos para esse público e que possam contribuir para o seu desenvolvimento. Neste sentido, o presente trabalho foi realizado com base na metodologia de revisão bibliográfica acerca do tema educação de ciências para os surdos através da análise do banco de dados do diretório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior na internet com o objetivo de levantar dados históricos e bibliográficos sobre o ensino de ciências para alunos surdos e as suas contribuições para a educação de surdos.
From the historical analysis of science teaching to deaf students in special classrooms and comum classes, it's perceptible the advances in the inclusive education area recently in Brazil. Mainly in the deaf community, which conquered significant rights such as recognising the Brazilian Sign Language as official and the presence of interpreters in the classrooms. Knowing science's ensuring access to important information about scientific knowledge that allows individual growth and the strengthening of the community as a whole. However, there are still many challenges that deaf students, parents, teachers and other professionals in the school environment face to learn and have access to scientific knowledge. With the research, it was possible to analyze the topics of interest among researchers and this be able to understand the difficulties that the school community is facing to offer quality education for the deaf and to identify the areas that present a lack of studies and need more in-depth analysis to its development. The amount of studies and researches for science education for the deaf is still small in Brazil, but the number of the academic paper has been increasing in the last years in this area. The lack of research in science education for deaf students demonstrates how it is still necessary to encourage and invest in the training of teachers interested in developing specific projects for this audience and who can contribute to its development.In this sense, this academic paper realized and based on the literature review methodology on the topic of science education for the deaf through the analysis of the database of the directory of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel on the internet to collect data historical and bibliographic information on science teaching for deaf students and their contributions to deaf education.
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