Motivograma psicoambiental: fundamentação teórica e validação empírica de um instrumento para o estudo das motivações em atitudes pró-meio ambiente
Data
2021-08-26
Autores
Pimentel, Anna Karolina Osório [UNIFESP]
Orientadores
Farias, Luciana Aparecida
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
Muito se tem estudado a respeito da importância da percepção ambiental e da representação
social em trabalhos que objetivam entender a relação estabelecida entre ser humano e natureza,
com o intuito de propor projetos de educação ambiental mais efetivos. Todavia, esses estudos
também vêm demonstrando que existem muitas variáveis envolvidas quando se pensa na
maneira como nos relacionamos com a natureza, sendo inegável, por exemplo, como diversos
trabalhos já comprovam, que a forma como percebemos e representamos o meio ambiente vai
muito além do que é captado por nosso aparato fisiológico, pois também atribuímos sentido e
valor ao que é captado por meio de categorias construídas a partir de uma complexa relação
entre aspectos históricos, sociais, culturais e psicológicos. Este último, o psicológico, traz
também, em seu bojo, um questionamento: o que nos motivaria realmente a ter atitudes e ações
em prol do meio ambiente, a despeito dos nossos hábitos de consumo e escolhas cotidianas?
Dentro dessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi adaptar e validar um instrumento de
pesquisa a partir da teoria das necessidades de Maslow para a avaliação das motivações
presentes em atitudes em prol ou não do meio ambiente. O estudo partiu do seguinte pressuposto
inicial: que indivíduos com uma percepção/representação ambiental menos ingênua ou
utilitarista, bem como um discurso pró ambiente, deveriam, a princípio, apresentar maior
predisposição a uma relação menos antropocêntrica em relação ao meio ambiente,
contemplando uma maior responsabilidade socioambiental. Contudo, as atitudes, ações e
comportamentos poderão se mostrar contraditórios em relação ao discurso pró ambiente, caso
necessidades humanas básicas teorizadas por Maslow não estejam sendo atendidas. Esta
pesquisa teve caráter empírico exploratório, de base qualitativa e quantitativa, sendo que o
referencial teórico adotado foi a corrente da psicologia humanística a partir dos estudos de
Maslow. Participaram desse estudo 134 indivíduos, com idade predominante entre 23 e 27 anos,
que estavam cursando ou já tinham concluído o ensino superior. Para a coleta de dados foi
empregado um questionário estruturado, com a adaptação de um motivograma derivado da
teoria da pesquisa de necessidades pessoais de Abraham Maslow, de forma a incluir questões
que buscassem avaliar, além das motivações, também a percepção/representação ambiental e
as atitudes, ações e comportamentos de consumo adotados no dia a dia. Os resultados revelaram
um grupo com visão predominantemente antropocêntrica e naturalista e com significativa
valorização das necessidades de segurança. Conclui-se que o motivograma psicoambiental
permitirá identificar e compreender como o atendimento ou não das necessidades básicas do
ser humano influencia no comprometimento e prática de ações em prol do meio ambiente,
contribuindo para aperfeiçoar estratégias de educação ambiental.