Show simple item record

dc.contributor.advisorFranzini, Fábio
dc.contributor.authorCarvalho, Yuri Ferreira Mendes de [UNIFESP]
dc.coverage.spatialGuarulhospt_BR
dc.date.accessioned2021-09-24T16:53:16Z
dc.date.available2021-09-24T16:53:16Z
dc.date.issued2021-07-29
dc.identifier.citationCARVALHO, Yuri Ferreira Mendes de. Professor– e Adão e Eva? : os desafios do professor de história em seu compromisso ético e científico no século XXI (um estudo do Brasil Paralelo) / Yuri Ferreira Mendes de Carvalho, 2021. 163 p. Orientador: Fábio Franzini. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021. Título em inglês: Teacher– what about Adam and Eve? : the challenges of the History teacher in its ethical and scientific commitment in the 21st century (a study of Brasil Paralelo)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/62003
dc.description.abstractEste trabalho começa realizando uma análise das contestações às instituições escolares, principalmente em relação aos professores de história do ensino básico no Brasil, demonstrando os perigos envoltos com a pedagogização da sociedade. Para tanto, um estudo de caso foi feito em relação ao vídeo 1964 – O Brasil entre armas e livros do grupo Brasil Paralelo, além da análise minuto a minuto dos elementos presentes no “documentário”, o trabalho apresenta possibilidades do uso de vídeos vinculados a plataformas de streaming para uso didático pelos Professores de História. Também é proposta análises de construções de narrativas históricas, oferecendo instrumentos para que os professores de história possam ter critérios mais acurados quando forem realizar uma curadoria de vídeos ou mesmo oferecer algum material paradidático aos seus alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis work begins by conducting an analysis of the challenges to school institutions, especially in relation to history teachers of basic education in Brazil, demonstrating the dangers involved with the totally pedagogised society. To this end, a case study was made of the video 1964 - Brazil between weapons and books by the Brasil Paralelo group (Parallel Brazil in English). In addition to the minute-by-minute analysis of the elements present in the “documentary”, this work presents possibilities for the use of videos available in streaming platforms for didactic use by History Teachers. It is also proposed an analysis of the construction of historical narratives, offering instruments so that history teachers can have more accurate criteria when choosing videos or even offer some paradidactic material to their students.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.format.extent163 f.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectCompromisso Ético e Científicopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectBrasil Paralelopt_BR
dc.subjectGolpe de 1964pt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectEthical and Scientific Commitmentpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectBrasil Paralelopt_BR
dc.subject1964 Couppt_BR
dc.titleProfessor... e Adão e Eva? Os Desafios do Professor de História em seu compromisso ético e científico no século XXI (um estudo do Brasil Paralelo)pt_BR
dc.title.alternativeTeacher... what about Adam and Eve? : the challenges of the History teacher in its ethical and scientific commitment in the 21st century (a study of Brasil Paralelo)pt_BR
dc.typeDissertação de mestrado profissionalpt_BR
unifesp.campusEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)pt_BR
unifesp.graduateProgramMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
unifesp.knowledgeAreaEnsino de Históriapt_BR
unifesp.researchAreaNarrativas Históricas: Produção e Difusãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2594322718355523pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3058395202773677pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record