Racionais Mcs' e Paulo Freire: Um diálogo sem fronteiras entre Pedagogia da autonomia e Sobrevivendo no Inferno.

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Data
14-08-21
Autores
Souza, Danila Cassiana Rodrigues de
Orientadores
Penna, Marieta
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O tema deste estudo é a educação como ferramenta para a emancipação. O foco é o estabelecimento de diálogo entre a obra dos Racionais Mc's - Sobrevivendo no Inferno (1997) e a obra de Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa (1996) com o objetivo de debater o significado educativo emancipatório do Rap. A pergunta que norteou a pesquisa é: O que Racionais Mc’s e Paulo Freire têm em comum? Parte-se da hipótese que é possível relacionar o pensamento de Paulo Freire com qualquer outro instrumento de cultura ou objeto de arte. Trata-se de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Além do confronto entre as duas obras, foi realizado um levantamento de teses e dissertações sobre a temática no Banco de Teses da Capes. Dentre as pesquisas localizadas, foi possível o estabelecimento de diálogo com a dissertação de Priscila Prado Faria (2017), que investiga um projeto educativo que utilizou o Rap como ferramenta de aprendizagem em escolas municipais de São Paulo. A partir das reflexões aqui realizadas, é possível identificar o caráter emancipatório do Rap e afirmar que ambas as obras convergem para a possibilidade de se buscar via educação um despertar coletivo e esperançoso, contribuindo para a construção de uma nova realidade, para a persistência do sonho, sem esquecer a concretude da vida, contribuindo para suscitar o indivíduo no coletivo e o coletivo no indivíduo.
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Citação
Rap e Educação
Coleções