Racionais Mcs' e Paulo Freire: Um diálogo sem fronteiras entre Pedagogia da autonomia e Sobrevivendo no Inferno.
Data
14-08-21
Autores
Souza, Danila Cassiana Rodrigues de
Orientadores
Penna, Marieta
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O tema deste estudo é a educação como ferramenta para a emancipação. O foco é o
estabelecimento de diálogo entre a obra dos Racionais Mc's - Sobrevivendo no Inferno (1997)
e a obra de Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa
(1996) com o objetivo de debater o significado educativo emancipatório do Rap. A pergunta
que norteou a pesquisa é: O que Racionais Mc’s e Paulo Freire têm em comum? Parte-se da
hipótese que é possível relacionar o pensamento de Paulo Freire com qualquer outro
instrumento de cultura ou objeto de arte. Trata-se de pesquisa bibliográfica de natureza
qualitativa. Além do confronto entre as duas obras, foi realizado um levantamento de teses e
dissertações sobre a temática no Banco de Teses da Capes. Dentre as pesquisas localizadas, foi
possível o estabelecimento de diálogo com a dissertação de Priscila Prado Faria (2017), que
investiga um projeto educativo que utilizou o Rap como ferramenta de aprendizagem em
escolas municipais de São Paulo. A partir das reflexões aqui realizadas, é possível identificar o
caráter emancipatório do Rap e afirmar que ambas as obras convergem para a possibilidade de
se buscar via educação um despertar coletivo e esperançoso, contribuindo para a construção de
uma nova realidade, para a persistência do sonho, sem esquecer a concretude da vida,
contribuindo para suscitar o indivíduo no coletivo e o coletivo no indivíduo.
Descrição
Citação
Rap e Educação