Literatura de cordel e ensino de história: diálogos e possibilidades no Ensino Fundamental

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Data
2021-02-04
Autores
Costa, Ronie
Orientadores
Botelho, Denilson
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar os possíveis usos da literatura de cordel no ensino de História, nos anos finais do Ensino Fundamental. A abordagem concentrou-se sobre a produção de folhetos de cordel no Nordeste brasileiro, desde o seu aparecimento, no final do século XIX, até a década de 1920, período em que estiveram em atividade os poetas pioneiros da nossa literatura de cordel. Após contemplar o surgimento da literatura de cordel, suas características e precursores, passou-se a examinar as propostas e possibilidades de trabalho com os folhetos no ensino de História. Considerando que o uso da literatura de cordel nas aulas de História pode favorecer a interdisciplinaridade, a criatividade, o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade e trabalho coletivo, analisamos 35 folhetos com temáticas da História brasileira durante a Primeira República como: movimentos sociais do campo, rebeliões, a participação do Brasil na Grande Guerra, desigualdades sociais, problemas econômicos, eleições, política, cangaço, costumes, religiosidade, etc. Os resultados da pesquisa apontaram que os folhetos de cordel são uma fonte histórica privilegiada que pode contribuir de forma substancial para o ensino de História, proporcionando um diálogo com o conhecimento histórico dos livros didáticos e da historiografia. A utilização do cordel nas aulas de História pode enriquecê-las e torná-las mais atrativas e estimulantes, contribuindo para experiências de ensino-aprendizagem mais significativas.
The objective of this research is to investigate the possibilities of using cordel literature in history teaching, in the final years of elementary school. The research focused on the production of cordel leaflets in Northeastern Brazil, since its appearance, at the end of the 19th century, until the 1920s, a period in which the pioneering poets of our cordel literature were active. After discussing the emergence of cordel literature and its characteristics and precursors, we began to discuss the proposals and possibilities of working with the leaflets in the teaching of history. It was highlighted that the use of cordel literature in history classes can favor interdisciplinarity, creativity, the development of reading skills, orality and collective work. A documentary corpus of 35 leaflets was selected and analyzed, with themes from Brazilian history during the First Republic such as: rural social movements, rebellions,Brazil's participation in the Great War, social inequalities, economic problems, elections, politics, cangaço, customs , religiosity, etc. The results of the research pointed out that cordel leaflets are a privileged historical source that can contribute substantially to the teaching of history, providing a dialogue with the historical knowledge of textbooks and historiography. The use of cordel in history classes can enrich them and make them more attractive and stimulating, contributing to more significant teaching-learning experiences.
Descrição
Citação
COSTA, Ronie França. Literatura de cordel e ensino de história: diálogos e possibilidades no Ensino Fundamental. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2020. 2020.