O Anhangabaú fora do mapa: a mudança do vetor de abastecimento de água em São Paulo e seus impactos sobre a vida social na cidade (1830-1940)

Data
2021-05-31
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Entre a metade do século XIX e começo do XX, a Bacia do Rio Anhangabaú, em São Paulo, sofreu diversas intervenções humanas. Estas mudanças atingiram a maior parte dos cursos d’água da cidade, gerando a redefinição do território, da geografia e da vida das pessoas. Esse trabalho pretende investigar essas interferências no meio natural e entender as relações entre indivíduos, instituições e espaço que compuseram a história dessa localidade dentro do coração urbano da metrópole que, então, se erguia. O uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), aliado ao cotejamento de fontes históricas, pretende trazer um novo panorama do objeto e das questões apresentadas, ajudando, assim, a recuperar os caminhos e embates que rodearam essas ressignificações e obras urbanas.
Descrição
Citação
GUARNIER, Orlando. O Anhangabaú fora do mapa: a mudança do vetor de abastecimento de água em São Paulo e seus impactos sobre a vida social na cidade (1830-1940). Dissertação de Mestrado. UNIFESP, 2021.
Coleções
Pré-visualização PDF(s)