Proposta de programa de formação complementar em saúde 4.0

Data
2021-08-06
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O desemprego entre os formandos no Brasil, cresce de forma alarmante, segundo pesquisa realizada, apenas 14,87% dos formados conseguem ingressar no mercado de trabalho em suas respectivas áreas de atuação (Nunes, 2021). No Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UNIFESP São José dos Campos, foi constatado que 27,5% dos alunos não se sentem preparados para atuar no mercado de trabalho logo após a graduação e ainda 32,5% não possuem convicção de que trajetória profissional seguir. Em contrapartida, o mercado de Saúde 4.0 segue em crescente ascensão, representados principalmente pelo aumento do número de Healthtechs que oferecem em sua maioria soluções digitais para a saúde. Atualmente startups de tecnologia em saúde já representam o 8º maior mercado mundial no setor, crescendo respectivamente a empregabilidade e a demanda por mão de obra qualificada. Em linha com este fato, a presente proposta apresenta um Programa de Formação Complementar (PFC) em Saúde 4.0, que visa oferecer capacitação em competências técnicas e transversais aos alunos do Bacharelado de Ciência e Tecnologia da UINFESP SJC. O programa foi estruturado a partir de uma adaptação da Metodologia de Desenvolvimento de Produto de Rozenfeld et al. (2006), aplicada à educação de nível superior. A estrutura curricular proposta para o programa, com 10 unidades curriculares e um projeto integrador aplicando Aprendizagem Baseada em Problemas, foi desenvolvida a partir da metodologia proposta, atendendo aos requisitos institucionais, de alunos e de empregadores de grandes empresas da área da saúde e healthtechs. A partir da eventual implementação do Programa de Formação Complementar em Saúde 4.0, espera-se um melhor relacionamento universidade-empresa e o surgimento de novos programas semelhantes, atendendo novas demandas de mercado, se utilizando da metodologia proposta como um projeto piloto para o desenvolvimento de novas soluções de problemas dentro da instituição de ensino.
Descrição
Citação
Pré-visualização PDF(s)