Proposta de programa de formação complementar em saúde 4.0
Data
2021-08-06
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
O desemprego entre os formandos no Brasil, cresce de forma alarmante,
segundo pesquisa realizada, apenas 14,87% dos formados conseguem ingressar no
mercado de trabalho em suas respectivas áreas de atuação (Nunes, 2021).
No Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UNIFESP São José dos Campos,
foi constatado que 27,5% dos alunos não se sentem preparados para atuar no
mercado de trabalho logo após a graduação e ainda 32,5% não possuem convicção
de que trajetória profissional seguir. Em contrapartida, o mercado de Saúde 4.0 segue
em crescente ascensão, representados principalmente pelo aumento do número de
Healthtechs que oferecem em sua maioria soluções digitais para a saúde. Atualmente
startups de tecnologia em saúde já representam o 8º maior mercado mundial no setor,
crescendo respectivamente a empregabilidade e a demanda por mão de obra
qualificada. Em linha com este fato, a presente proposta apresenta um Programa de
Formação Complementar (PFC) em Saúde 4.0, que visa oferecer capacitação em
competências técnicas e transversais aos alunos do Bacharelado de Ciência e
Tecnologia da UINFESP SJC. O programa foi estruturado a partir de uma adaptação
da Metodologia de Desenvolvimento de Produto de Rozenfeld et al. (2006), aplicada
à educação de nível superior. A estrutura curricular proposta para o programa, com
10 unidades curriculares e um projeto integrador aplicando Aprendizagem Baseada
em Problemas, foi desenvolvida a partir da metodologia proposta, atendendo aos
requisitos institucionais, de alunos e de empregadores de grandes empresas da área
da saúde e healthtechs. A partir da eventual implementação do Programa de
Formação Complementar em Saúde 4.0, espera-se um melhor relacionamento
universidade-empresa e o surgimento de novos programas semelhantes, atendendo
novas demandas de mercado, se utilizando da metodologia proposta como um projeto
piloto para o desenvolvimento de novas soluções de problemas dentro da instituição
de ensino.