O ensino de história na educação popular: construção da formação nos relatos docentes

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Data
2021-08-13
Autores
Correia, Bruno
Orientadores
Osman, Samira
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
O movimento de cursinhos populares no Brasil cresceu exponencialmente no século XXI, aliado às pautas progressistas e buscando fomentar o interesse dos jovens e adultos no ensino superior público e privado, sendo este primeiro o maior foco. Esses movimentos construíram ao longo dos anos uma base sólida de construção cidadã nos grupos socialmente e economicamente excluídos. Muitos dos atuantes nesses projetos são alunos e alunas de licenciatura em diversas graduações: história, matemática, letras, ciências e afins, mostrando que parte dos profissionais da educação no Brasil teve contato com a educação popular antes de ingressar na vida profissional em escolas de educação básica. O presente texto tem como finalidade analisar as experiências dos professores e professoras de História que tiveram contato com a educação popular e também como as experiências na educação popular puderam contribuir para o desenvolvimento das formações docentes no campo da história.
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