Educação de Jovens e Adultos no Estado de São Paulo: alguns desafios

Imagem de Miniatura
Data
2021-08-15
Autores
Bernardo, Clarissa Maiorino
Orientadores
Graciano, Mariângela
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esse trabalho é um Relato da Experiência de participação no Projeto de Monitoria: “Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos”, realizado ao longo do 2º semestre acadêmico de 2020, portanto, durante o período de isolamento social em virtude da Pandemia Covid 19, que impôs o modelo de aula em ADE – Atividade Domiciliar Emergencial. Trata-se da descrição e análise do processo de construção e oferta da unidade curricular “Educação de Jovens e Adultos: diversidade e práticas educativas”, que tem como principal referencial teórico-metodológico a obra de Paulo Freire, assim como a realização de atividades de extensão que tiveram como objetivo a difusão e o debate o pensamento do autor, vinculadas ao curso de Pedagogia da Unifesp. As análises sobre a experiência estão apoiadas em Freire (1968, 1996); Di Pierro (2011), Ireland (2012), Arroyo (2012), entre outros. Como resultado trouxe a reflexão de como as universidades estão formando os professores para darem aula nessa modalidade.
This work is a Report of the Experience of participating in the Monitoring Project: “Paulo Freire and the Education of Youth and Adults”, carried out during the 2nd academic semester of 2020, therefore, during the period of social isolation due to the Covid Pandemic 19 , which imposed the class model in ADE – Emergency Home Activity. This is the description and analysis of the process of construction and offer of the curricular unit “Youth and Adult Education: diversity and educational practices”, which has as its main theoretical-methodological reference the work of Paulo Freire, as well as the carrying out of educational activities. extension whose objective was to disseminate and debate the author's thought, linked to the Pedagogy course at Unifesp. Analyzes about the experience are supported by Freire (1968, 1996); Di Pierro (2011), Ireland (2012), Arroyo (2012), among others. As a result, it brought a reflection on how universities are training teachers to teach in this modality.
Descrição
Citação
BERNARDO, Clarissa Maiorino. Educação de Jovens e Adultos no Estado de São Paulo: alguns desafios, 2021
Coleções