Debates e conquistas na produção musical independente paulistana: anelis assumpção e emicida

View/ Open
Date
2021Author
Faria, Raysa Elias [UNIFESP]
Advisor
Dias, Marcia Regina TostaType
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Debates and achievements of the são paulo independent music production: anelis assumpção e emicidaAbstract
Este trabalho analisa a trajetória de Anelis Assumpção e Leandro Roque de Oliveira (Emicida), dois artistas que fazem parte da produção musical independente paulistana. O objetivo geral da pesquisa é analisar a carreira dos artistas escolhidos, para a compreensão dos meios utilizados quanto a conquista do reconhecimento da mídia e dos críticos da área, consolidando suas carreiras. Como plano de fundo da pesquisa, tracei uma cronologia que se inicia com a tradição da produção musical independente paulistana nos anos de 1970 até a contemporaneidade, em 2021, expondo a importância do movimento na cidade de São Paulo, em contraposição às grandes gravadoras e a indústria fonográfica. A produção musical é uma produção social, que deve ser explorada acerca de seus processos de promoção, divulgação, viabilização e prospecção, considerando os avanços tecnológicos e a nova geração produtora e consumidora de música. Mesmo com todas as conquistas dos artistas estudados, é importante o olhar atento quanto as dificuldades de inserção e ascensão de suas carreiras, considerando o monopólio hierárquico instituído, a falta de políticas públicas e auxilio do Estado. As instituições, formações da produção cultural e relações sociais propõem a investigação dos processos históricos, políticos e econômicos acerca da produção musical independente paulistana, que hoje se apoiam substancialmente no advento da internet e sua rica teia de possibilidades. This paper analyzes the professional journey of Anelis Assumpção and Leandro Roque de Oliveira (Emicida), both artists who are part of the independent musical production in São Paulo. The general objective is to analyze the career of the chosen artists to understand the means used to gain recognition from the media and the critics in the area, consolidating their careers. As a background for the research, I traced a chronology that begins with the tradition of independent music production in São Paulo in the 1970s until contemporaneity, in 2021, exposing the importance of the movement in the city of São Paulo in contrast to the major recording companies. Music production is a social production, which should be explored regarding its processes of promotion, dissemination, feasibility, and prospection, considering the technological advances and the new generation of music production and consumers. Even with all the achievements of the artists studied in recent years, it is important to pay close attention to the difficulties of insertion, the rise of their careers, considering the established hierarchical monopoly, the lack of public policies and State assistance. The institutions of the field, it’s cultural production development and social relations suggest an investigation of the historical, political, and economic processes concerning the independent musical production of São Paulo, which today is substantially supported by the advent of the internet and its rich web of possibilities.
Keywords
Produção Musical Independente PaulistanaSociologia da Cultura
Indústria Fonográfica
Anelis Assumpção
Emicida
Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- Ciências Sociais [260]