Corpo e virtualidade em tempos de pandemia: um estudo com professoras de terapia ocupacional de uma universidade pública

Imagem de Miniatura
Data
2021-08-04
Autores
Moraes, Josie Cecília Mattos de [UNIFESP]
Orientadores
Liberman, Flávia [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O cotidiano de professoras de terapia ocupacional numa universidade pública foi atravessado no ano de 2020 por uma pandemia global causada pelo vírus da Covid-19. Dessa maneira, as construções de corpo e modos de viver, que ocorrem através de experiências cotidianas, foram afetados. O uso da virtualidade, que já vinha se mostrando presente nessas construções, foi escancarado, uma vez que com a medida de distanciamento social e rotinas mais reclusas à casa, o mundo virtual possibilitou a continuidade dos processos da vida pessoal e de trabalho. Este artigo traz relatos de nove docentes que foram entrevistadas seguindo um roteiro com foco nos efeitos das mudanças exigidas pela pandemia no corpo e em suas vidas. Assim, foi possível observar suas experiências do ser corpo docente na pandemia e também quais estratégias criaram para enfrentar a nova condição. A construção de corpos e subjetividades é singular e pode ser potente na (re)criação de si e do mundo.
Descrição
Citação
MORAES, Josie Cecília Mattos de. Corpo e virtualidade em tempos de pandemia: um estudo com professoras de terapia ocupacional de uma universidade pública. 2021. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.